Inscrição para projetos de extensão pelo Universidade Sem Fronteiras termina na sexta (10)

Serão apoiadas 56 ações de universidades estaduais do Paraná e 29 das demais instituições de ensino superior públicas e privadas.

Encerra nesta sexta-feira (10) o prazo para submissão de projetos de extensão pelo programa Universidade Sem Fronteiras (USF), do Governo do Estado, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). O edital prevê o financiamento de 85 propostas nas áreas da saúde, educação, agroecologia, inclusão social, inovação e diversidade cultural. Serão apoiadas 56 ações das universidades estaduais do Paraná e 29 das demais instituições de ensino superior, públicas e privadas.

Para esta edição do programa, foram reservados R$ 8,9 milhões, que serão distribuídos em projetos com planos de trabalho para 12 meses, com valores de R$ 102,1 mil ou R$ 105,5 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná, dotação administrada pela Seti exclusiva para o fomento científico e tecnológico. O montante será aplicado no custeio de bolsas para professores, estudantes de graduação, alunos de iniciação à pesquisa e extensão e profissionais recém-formados.

As atividades apoiadas pelo USF são desenvolvidas em cidades com indicadores sociais caracterizados pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), preferencialmente os 45 municípios com IDHM muito baixo, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.

O programa também contempla áreas localizadas em periferias de centros urbanos de médio e grande porte do Paraná, como Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Toledo, Apucarana, Sarandi, Umuarama e Cambé.

A coordenadora de projetos da Unidade Executiva do Fundo Paraná, Elenir dos Santos da Silva, destaca os aspectos técnicos para apresentação das propostas. “Entre vários critérios, os projetos serão avaliados de acordo com o ineditismo, a inserção social, a integração entre universidade, sociedade e setor produtivo e a contribuição científica, tecnológica, de extensão e inovação. Os coordenadores também devem indicar os objetivos do desenvolvimento sustentável associados às propostas”, sinaliza a gestora.

Bolsas

Os valores das bolsas variam de R$ 2.500,00 para profissionais com até três anos de formação, com previsão de dedicação de 40h semanais para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto; até R$ 931,00 para estudantes de graduação e R$ 500,00, na modalidade iniciação à pesquisa e extensão, com previsão de carga horária de 30 e 20h, respectivamente.

As seleções desses bolsistas serão realizadas pelas próprias instituições de ensino superior, por meio de editais públicos. Os professores orientadores dos projetos também receberão uma bolsa, no valor de R$ 1.288,00.

Programa

O projeto USF é uma política pública de Estado amparada pela Lei nº 16.643/ 2010. O programa também reflete a Política de Extensão Universitária para as Instituições Estaduais de Ensino Superior. A política foi lançada no ano passado para orientar as diferentes ações extensionistas das sete universidades pertencentes ao Governo do Paraná, de forma estratégica e multidisciplinar, com foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável. As atividades extensionistas compreendem cinco modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.

Universidade Sem Fronteiras – 2023;

Inscrições: até 10 de fevereiro – Edital AQUI;

Divulgação das propostas classificadas: a partir de 28 de abril;

Prazo para execução dos projetos: um ano, conforme plano de trabalho proposto.

(Com informações da Seti)