Parceria viabiliza participação de graduandos na ExpoLondrina 2023

Parceria viabiliza participação de graduandos na ExpoLondrina 2023

Por meio da Proex, Universidade vem ampliando participação com objetivo de prestar o apoio técnico necessário à realização do evento.

Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira (2) marcou a consolidação da parceria entre a UEL, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Sociedade Rural do Paraná (SRP) na organização dos eventos técnicos da Via Rural, tradicional espaço de capacitação de agricultores e produtores rurais durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina).

A pouco mais de um mês para o início da 61ª edição da feira agropecuária, que será realizada entre 6 e 16 de abril, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL vem buscando ampliar a parceria, que tem o objetivo de prestar o apoio técnico enquanto viabiliza a demonstração de projetos e atividades extensionistas desenvolvidas na Universidade. 

A reunião contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda Andrade; da diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da Proex, Ana Luisa Boavista Cavalcante; e dos representantes do IDR-PR: o gerente de Extensão Rural da região de Londrina, Cristovon Videira Ripol; a coordenadora Regional de Projetos, Marli Alcântara Parra; e a coordenadora de Projetos da Extensão da área de criações da região de Londrina, Roberta Garbelini Gomes Zanin.

“A parceria da SRP com o IDR-PR e a Universidade, por meio da Via Rural, se solidifica neste momento em que estamos implantando a creditação da Extensão na UEL. Neste ano, temos, também, o envolvimento de outros cursos, então é uma oportunidade para a Universidade demonstrar os seus projetos e atividades vinculados ao agro e à cultura”, avalia a pró-reitora da Proex, Zilda Andrade.

Parceria entre UEL e IDR-PR presta apoio técnico ao evento. Universidade também vai demonstrar projetos e atividades de Extensão (Foto: André Ridão)

Participação estudantil

De acordo com ela, os estudantes deverão prestar apoio técnico aos eventos e ao atendimento aos produtores rurais e à sociedade, consolidando experiências didáticas e profissionais. Por meio da parceria, avalia, os graduandos da UEL também poderão trocar experiências e viabilizar novas parcerias para seus projetos. 

Além de contar com mais participação dos alunos dos cursos dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e Biológicas (CCB), informa a pró-reitora, a edição deste ano também receberá a presença de estudantes do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). “Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia e também os alunos vinculados ao CLCH. Também teremos um espaço com o Museu Histórico de Londrina no estande do Café, para levar as suas atividades desenvolvidas lá. Já é um grande passo para a diversidade de atividades que a UEL vai oferecer este ano na Via Rural”, diz.

Gerente de Extensão Rural da região de Londrina do IDR-PR, Cristovon Videira Ripol avalia que a expectativa para a edição deste ano é muito boa, sobretudo para a participação do público na Via Rural. “Na Via Rural Smart Farm, a nossa expectativa é de receber cerca de 10 mil agricultores. Nos eventos estruturados, esperamos receber cerca de 3 mil agricultores jovens, homens e mulheres”, diz. 

Neste sentido, ao menos onze eventos técnicos com previsão de receberem até 250 participantes cada já estão confirmados no Recinto Horácio Sabino Coimbra. No entanto, a programação ainda deverá contar com outros seminários, oficinas e encontros que versam sobre o tema central da ExpoLondrina 2023: “O Agro nos move: nós produzimos inovação e alimentos seguros”. 

“Este é o tema central e a UEL para nós é uma joia aqui do estado do Paraná. É um centro de inovação, produção de conteúdo de qualidade. Quer dizer, a universidade construiu o Norte do Paraná, ela qualifica o evento, integra Ensino, Pesquisa e Extensão, oportuniza essa vivência aos alunos. Então, não dá pra pensar um evento como esse sem a participação da Universidade Estadual de Londrina”, finaliza o gerente de Extensão Rural.

Programação 

Até o momento, já estão confirmados onze eventos técnicos no Recinto Horácio Sabino Coimbra. São eles:

– 2º Seminário Regional de Energias Renováveis – 10 de abril – 9h; 

– Seminário de Agroecologia na Sucessão Familiar – 10 de abril – 10h; 

– Seminário da Produção Sustentável de Leite – 11 de abril – 10h; 

– 20º Seminário Estadual de Aquicultura – 11 de abril – 14h;

– 20º Encontro Estadual de Cafeicultores – 12 de abril – 9h; 

– Seminário Meso Norte de Sanidade Agropecuária – 12 de abril 14h; 

– 8º Encontro Regional de Mulheres Rurais – 13 de abril – 9h;

– Mostra de Artesanato Rural e Oficinas- 13 de abril – 14h;

– Seminário da Produção de Grãos Sustentáveis – 14 de abril – 9h;

– Seminário de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares – 14 de abril – 14h. 

Sucessão familiar

Outro assunto que será destaque na programação é a Sucessão familiar. “O agronegócio é um ambiente empresarial composto em sua maioria por empresas de gestão familiar e essa relação mistura a complexidade do negócio com as interações entre pais e filhos, patriarcas e herdeiros. Trabalhar o tema antecipadamente faz com que ocorra a transmissão do patrimônio de forma consciente, segura e tranquila”, explica o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre.

A programação contemplará intensa agenda técnica voltada aos produtores rurais com temáticas que abrangem cultivos, tecnologia, sustentabilidade, eventos equestres, leilões, área comercial e industrial com lançamentos e exposições de veículos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, além de uma recheada Praça Gastronômica para atender a todos os paladares, Parque de Diversões, shows e rodeio.

Na última edição, a ExpoLondrina recebeu mais de 500 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,5 bilhão em negócios. Cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos são gerados durante o evento.

“A ExpoLondrina é onde acontecem os grandes negócios. É onde as marcas se apresentam para um público de mais de 500 mil pessoas. Preparamos um evento para toda a família encontrar diversão e vivenciar a aproximação do campo e da cidade. Será esta experiência que os nossos visitantes irão vivenciar durante os 11 dias de evento”, ressalta El-Kadre.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Sociedade Rural do Paraná).

Leia também