Curso de extensão promove investigação filosófica acerca do mal a partir do caso Eichmann

Evento trará reflexões da filósofa alemã Hannah Arendt, em intersecção com a filosofia de Immanuel Kant.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL promove, entre os dias 22 e 24 de maio, o curso de extensão “Arendt Contra Kant: o problema do mal”. Contando com carga horária de 20 horas, o curso está com as inscrições abertas, gratuitas e limitadas a 60 vagas presenciais e 100 online. As aulas vão ser ministradas pelo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) Adriano Correia, na Sala 4 do Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc).

O curso terá como tema as reflexões da filósofa alemã de origem judaica Hannah Arendt sobre o problema do mal a partir do julgamento de Adolf Eichmann, funcionário do alto escalão da SS nazista. Arendt esteve presente em seu julgamento, eternizando suas impressões na obra “Eichmann em Jerusalém” (1963).

Uma de suas principais conclusões a respeito da banalidade do mal a partir do nazismo foi relatado na seguinte passagem: “O problema com Eichmann era exatamente que muitos eram como ele, e muitos não eram nem pervertidos, nem sádicos, mas eram e ainda são terrível e assustadoramente normais”.

Divulgação.

Programação

Dentre os objetivos do curso estão a análise das noções de mal radical (Kant/Arendt) e da banalidade do mal (Arendt), as relações entre ambas, a relação entre juízo e responsabilidade pessoal e entre pensamento e moralidade. O curso também pretende discutir a noção de consciência moral em Immanuel Kant e Arendt, além de analisar a atualidade do conceito de banalidade do mal.

Ao final do curso, na tarde do dia 24 de maio, será realizada uma sessão de autógrafos do livro do professor Adriano Correia, “O Caso Eichmann – Hannah Arendt e as controvérsias jurídicas sobre o julgamento”, lançado recentemente pela Edições 70 – Almedina.

O curso “Arendt Contra Kant: o problema do mal” integra uma série de atividades realizadas em conjunto com outras quatro Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras: as universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), previstas na proposta aprovada no edital Capes 16/2022, que forneceu dois bolsistas de Pós-Doutorado para o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UEL e recursos de custeio. Parte dos recursos foram aplicados na realização do curso, de modo que os participantes estão isentos do pagamento das inscrições.