Projeto promove debate com secundaristas sobre ingresso e permanência estudantil

Projeto promove debate com secundaristas sobre ingresso e permanência estudantil

Estudantes foram apresentados às formas de ingresso na UEL, ações de permanência estudantil e conheceram espaços da Universidade.

A tarde desta terça-feira (2) foi especial para um grupo de alunos do Ensino Médio de duas unidades da Rede Estadual de Ensino localizadas na Região Sul de Londrina. Em visita à UEL, os estudantes foram apresentados às modalidades de ingresso ao Ensino Superior na Universidade, às ações de promoção da permanência estudantil implementadas pela UEL e, ainda, puderam conhecer centros de estudos, o Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) e setores como a Biblioteca Central (BC). A atividade faz parte das ações promovidas pelo Projeto de Extensão “Protagoniza”, que pertence ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) financiado pela Secretaria Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

Conforme uma das colaboradoras do projeto, Caroline Marilac, as atividades começaram a ser desenvolvidas em fevereiro deste ano com um pequeno grupo de alunos do Colégio Estadual Thiago Terra, localizado no Jardim União da Vitória. Em seguida, alunos dos colégios estaduais Professora Maria José Balzanelo Aguilera e Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva foram convidados a participarem, tendo realizado a visita na UEL nesta terça.

Por meio de reuniões, oficinas e dinâmicas interativas, os professores e colaboradores querem desenvolver características interpessoais dos alunos, motivando-os a tomarem decisões importantes como a busca pela qualificação profissional. “São oficinas que trabalham com dinâmicas interativas que, ao final, trazem uma reflexão. As respostas são positivas e o perfil que está se apresentando é de um jovem curioso, atento e que tem empatia pelo outro”, explica Caroline Marilac, que é mestre em Administração pela UEL.

Neste sentido, os estudantes do Ensino Médio participaram de uma palestra com os bolsistas do Programa de Apoio à Permanência (Prope), Camila Caroline da Silva e Matheus Nascimento, que trouxeram informações importantes sobre as formas de ingresso ao Ensino Superior na UEL (Sisu e Vestibular), bem como as regras para se obter a isenção das taxas de inscrição e como são concedidas as Bolsas de Permanência na Universidade.

Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Administração (Cesa) Elaine Maria dos Santos, além de motivá-los a ingressarem no Ensino Superior, o projeto também é estruturado a partir do tripé “Empreendedorismo Social, Inovação e Sustentabilidade”. “Trabalhamos muito a questão do desenvolvimento pessoal, porque o jovem precisa se enxergar para depois enxergar o outro e as outras coisas que ele pode fazer. Assim vamos criando esta motivação, respeitando a história deles. A partir daí, tentamos incluir o que é inovação social a partir da perspectiva que ele tem”, explica a professora. 

Bolsistas do Programa de Apoio à Permanência (Prope), Camila Caroline da Silva e Matheus Nascimento, em palestra aos alunos. (Foto: André Ridão/Agência UEL)

Embora o projeto tenha aderência às disciplinas impostas pelo Ministério da Educação com a Reforma do Ensino Médio, Elaine afirma que as atividades não foram desenvolvidas a partir desta demanda. “Quando o projeto foi concebido não foi pensando nisso, mas transita na ideia de Projeto de Vida, sim. Vamos fechar esse ciclo em junho com a feira do empreendedorismo, junto com a direção da escola, onde eles vão fazer a mostra do que eles trabalharam. Depois, iniciaremos com outra escola”, explica. 

Após a palestra, os estudantes conheceram o Cursinho Especial Pré-vestibular, uma exposição de arte no Ceca, a Biblioteca Central e a estrutura do Centro de Ciências Agrárias (CCA). 

O projeto de extensão “Protagonismo Juvenil e Desenvolvimento Social-Econômico a Partir do Tripé Empreendedorismo Social, Inovação e Sustentabilidade” conta com a colaboração da professora do Departamento de Comunicação Iris Yae Tomita e da psicóloga Bruna Fiorentino.

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