Curso gratuito promove a formação de lideranças comunitárias femininas
Curso gratuito promove a formação de lideranças comunitárias femininas
Atividade de extensão foca na história, contexto e diversidade da liderança feminina em Londrina. Aulas serão na Casa das Artes, na Zona Sul.Promover o conhecimento do território, o estabelecimento de relações com a comunidade, o controle social e a participação política. Estes serão os objetivos trabalhados em um curso de extensão gratuito promovido pela UEL por meio do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), que terá início na tarde desta terça-feira (16). O público-alvo são mulheres moradoras de bairros periféricos da Região Sul do município. As aulas vão ser ministradas na Casa das Artes, localizada na Rua Tadao Ohira, 325, Jardim Perobal, na Zona Sul de Londrina.
Contando com carga horária de 40 horas, o curso Formação de Liderança Comunitária Feminina irá abordar a história, contexto e a diversidade da liderança feminina, bem como o funcionamento de espaços de discussões políticas locais, como os conselhos e as conferências municipais. Além disso, o objetivo é trabalhar com as participantes habilidades essenciais para a liderança comunitária, tais como comunicação e oratória.
Por meio de dinâmicas em grupo e uma abordagem participativa, o curso irá combinar aulas expositivas ministradas por graduandos e docentes do CLCH que integram o Gepopuel (Gênero, Feminismos e Políticas Públicas). A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) vai expedir certificados para as participantes concluintes.
Docente do Departamento de Ciências Sociais, Silvana Mariano conta que diversos projetos de extensão alocados no CLCH, Cesa e CCS estão trabalhando de forma integrada na Casa das Artes, centro cultural administrado pela Associação Londrinense de Circo. Por meio dessas ações, os projetos buscam empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social e combater a violência de gênero. As ações também visam, de forma geral, promover o desenvolvimento da população que vive em situação de vulnerabilidade social em localidades como o Jardim Franciscato, na Região Sul.
Tarde festiva
Um destes projetos é o Mulheres Construindo a Democracia, que, na tarde da última sexta-feira (12), reuniu cerca de 40 mulheres para celebrar o Dia das Mães. A confraternização, conta Silvana, foi marcada pela entrega de presentes e um café da tarde na Casa das Artes. “Tivemos muitos presentes, como suculentas que levamos do Orquidário aqui da UEL. As mulheres adoraram”, conta.
Ainda de acordo com ela, a tarde festiva também ficou marcada pela articulação entre projetos de extensão da UEL. “A equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família estava junto conosco. Eles já atuam há bastante tempo na UBS do Jardim Itapoã, que fica próximo do Jardim Franciscato. Ali, eles levaram informações sobre saúde bucal, distribuíram produtos para as crianças e fizeram medição da pressão arterial”, informa.
“Foi uma tarde bastante descontraída, com um clima muito bacana. Um lindo céu azul que nos brindou naquela tarde e acreditamos que as mulheres saíram de lá muito satisfeitas, com algum presentinho e uma suculenta do nosso Orquidário”, diz a professora Silvana.
O evento foi promovido pela UEL por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), pela Associação Londrinense de Circo e Associação das Entidade de Mulheres do Paraná. A ação contou com o apoio da Fundação Araucária e da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).