Projeto entrega kits de higiene bucal a cooperativas de recicláveis

Cooperados deram uma pausa em meio à rotina pesada para aprenderem um pouco mais sobre higiene bucal, de forma leve e irreverente

A tarde desta terça-feira (16) foi um pouco diferente para parte dos 112 cooperados da Cooper Região, maior cooperativa de catadores de materiais recicláveis e resíduos sólidos de Londrina. Acostumados com uma exaustiva rotina de trabalho, realizaram uma pausa de cerca de 1h para acompanharem uma divertida aula sobre higiene bucal, além de terem recebido um presente muito especial: kits com escovas de dentes, fio e creme dental. As duas ações são encabeçadas por docentes da UEL e fazem parte de projetos de extensão que atuam de forma integrada.

Os kits de higiene bucal estão sendo distribuídos nas cooperativas desde o ano passado pela equipe do projeto Lonarte, que é desenvolvido pela docente do Departamento de Design Gráfico (Ceca) e diretora da Gráfica da UEL, Camila Doubek. O objetivo foi dar uma destinação a banners de PVC (policloreto de vinilo) utilizados por empresas de publicidade. Sem reaproveitamento, os materiais vão parar no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), contaminando o meio ambiente por séculos.

Grupo de trabalhadores da Coopermudança recebeu a visita dos professores Camila Doubek e Ricardo de Almeida na tarde do dia 27 de abril. (Foto: Vitor Struck/Agência UEL)

Buscando trabalhar com o conceito de Economia Circular, a professora e seus alunos desenvolveram o projeto que consiste em uma necessaire de uso pessoal, mas que também pode ser usada como um estojo e ter, ainda, outros papéis. A confecção é das trabalhadoras do Centro Público de Economia Solidária (Av. Rio de Janeiro), da Prefeitura de Londrina.

Ainda integram o projeto de extensão os alunos Kaique Cornélio (Design de Moda), Beatriz Costanzi (Administração) e Leticia Tie de Siqueira Kanashiro (Design Gráfico), além da egressa do curso de Design de Moda Jordana Bennemann. O projeto Lonarte ainda conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor.

Novos sorrisos

A professora Camila Doubek conta que a ideia de produzir kits de higiene surgiu a partir de uma conversa com o docente do Departamento de Odontologia da UEL Ricardo Sérgio Couto de Almeida, que divide as atividades acadêmicas e extensionistas com uma longa rotina de trabalho em projetos sociais em Londrina e Cambé. Na UEL, é coordenador dos projetos de Extensão Um Novo Sorriso e Acamados, que promovem a restauração da saúde bucal de mulheres em situação de vulnerabilidade e pessoas acamadas, respectivamente.

“Ele (Ricardo) trouxe dados importantes, porque muitas pessoas em situação de vulnerabilidade costumam buscar o atendimento já em situação muito complicada de saúde bucal”, conta a professora.

Grupo de trabalhadores da Coocepeve recebeu a visita dos projetos de extensão na tarde do dia 27 de abril. (Foto: Vitor Struck/Agência UEL)

Desta forma, o professor Ricardo vem acompanhando as entregas, nas quais realiza aulas sobre higiene bucal, traz dicas e tira dúvidas dos trabalhadores. “As pesquisas apontam que, em média, os brasileiros fazem a higiene bucal por 30 segundos. Mas uma higiene bucal bem feita deveria levar oito minutos, com escova de dentes e fio dental”, ensina Almeida em sua palestra.

De forma acessível e irreverente, o professor passa dicas importantes, arrancando gargalhadas e estimulando a participação dos trabalhadores. Trazendo diversas metáforas e equipamentos odontológicos, o professor aponta, também, que os trabalhadores evitem usar creme dental em excesso e não utilizem a mesma região do fio dental em todos os dentes, evitando transportarem as bactérias dos que estão contaminados para os saudáveis.

“É muito importante essas informações virem, apesar de que a demanda maior aqui é que muitos já perderam muitos dentes com os anos. Mas muitos ainda dá tempo de melhorarem a escovação e a higiene. Então essa parceria é muito boa, o kit e a orientação são muito importantes. Eu mesmo quantas vezes já fui no dentista e não sabia de muitas coisas”, comenta Veronica Souza, diretora financeira da Coper Região.

As últimas entregas foram realizadas na tarde do dia 27 de abril, quando os barracões das cooperativas Coocepeve (Região Sul) e Coopermudança (Região Norte) foram visitadas pelos professores. No entanto, para muito além do cuidado com a saúde bucal, as visitas vêm proporcionando aos trabalhadores uma fuga da dura rotina na separação do material reciclável, trazendo bons motivos para sorrir novamente.

Docente, comunicador e irreverente: Ricardo Sérgio Couto de Almeida costuma divertir a todos com suas palestras sobre saúde bucal. (Foto: Vitor Struck. COM/UEL).