Cerimônia de plantio de peroba lembra história de meio século do EAAJ

Primeira diretora, a professora aposentada Rita de Cássia Ferreira Leite foi homenageada, representando servidores, estudantes e demais diretores que construíram o órgão.

Estudantes, professores, ex-alunos e convidados participaram nesta quarta-feira (31) de uma cerimônia que lembrou os 50 anos de atividades do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da UEL. A data foi comemorada com o plantio de uma peroba, árvore símbolo da Universidade, no bosque Perobal, nas proximidades do Restaurante Universitário (RU). A primeira diretora do órgão, professora aposentada Rita de Cássia Ferreira Leite, foi homenageada durante a solenidade, representando servidores, estudantes e demais diretores e professores que participaram da história do Escritório neste meio século de atividade.

A professora Rita assumiu as funções como primeira diretora do EAAJ com a missão de coordenar a transição do estágio obrigatório dos estudantes de direito, que passaria a ser feito no 4º e 5º anos. Até então, o estágio era realizado de forma voluntária. Segundo a professora, a mudança foi acompanhada da alteração do regime de crédito, também conhecido por sistema de matrícula por disciplina, para o regime seriado, no qual a base de organização é o conteúdo ou a matéria. O fluxograma do regime seriado é mais simples, porque as disciplinas são organizadas em blocos anuais.

Cerimônia de plantio da peroba marcou 50 anos do órgão, fundamental no atendimento jurídico à população pobre em Londrina (Fotos: André Ridão/Agência UEL)

Ela recordou que na época o Escritório contava com apenas cinco professores que atuavam na orientação dos alunos, o que demandava grande acúmulo de trabalho. Ao final de quatro anos da gestão, a professora deixou a estrutura com 20 professores e 16 agentes universitários.

Em seu pronunciamento, a reitora da UEL, Marta Favaro, afirmou que reconhecer o esforço e dedicação da professora Rita de Cássia significa enaltecer a historia de um importante órgão suplementar da Universidade, que presta apoio fundamental à população pobre por meio de orientação jurídica. Nestes 50 anos, o órgão realizou mais de 600 mil atendimentos à comunidade, incluindo orientações, assistência e audiências.

Rita de Cássia durante cerimônia de 50 anos de comemoração aos 50 anos do EAAJ. No início, Escritório mantinha apenas cinco professores para orientar alunos no atendimento.

“Temos feito a história exatamente dessa forma, vencendo desafios para manter sempre uma formação qualificada”, definiu a reitora. Segundo Marta, a historia de superação do EAAJ inspira os demais órgãos de apoio e suplementares da Universidade a continuar o importante trabalho de atendimento à população, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.

Historia

Referência no atendimento jurídico, o EAAJ abriu as portas em maio de 1973, como órgão suplementar vinculado à Vice-Reitoria e ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), com a missão de prestar atendimento gratuito à população de baixa renda, além de servir como campo de estágio supervisionado para estudantes do curso de Direito.