Visitas técnicas iniciam Operação Rondon em municípios do PR

Grupo da UEL foi a Guaratuba e Doutor Ulisses para conversar com população, ouvir demandas e elaborar estratégias de ação.

Um grupo de 23 professores das sete universidades estaduais do Paraná visitou oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral para definir as ações da Operação Rondon Paraná 2023. A iniciativa do Governo do Estado prevê uma série de atividades de extensão universitária com foco em cidadania, cultura e solidariedade. A viagem precursora ocorreu entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

A edição do Rondon Paraná vai ser realizada em outubro deste ano, nos municípios de Antonina, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Rio Branco do Sul. Idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a operação consiste numa série de atividades voltadas ao bem-estar dos cidadãos e envolve, ao todo, 40 professores de todas as instituições estaduais de ensino superior.

A equipe da UEL participou da reunião de organização com a Seti no dia 30 de maio. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, e os professores Carlos Alberto Miqueloto, do Departamento de Biologia Geral, e Welinton José da Silva, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, ambos do CCB, foram para Guaratuba, enquanto Silvana Cardoso de Souza, do Departamento de Educação Física (Cefe), e Eduardo Augusto do Rosario Contani, do Departamento de Administração (Cesa), rumaram para Doutor Ulisses. No dia 2, os cinco participaram de uma reunião avaliativa, em Curitiba.

“A partir desse primeiro contato, nós estamos elaborando propostas de oficinas e de atividades, e, com isso vamos apresentar para o ponto focal de cada cidade para aprovação e delineamento das ações. Nós sabemos que cada cidade tem seu potencial, mas também sua fragilidade, e a Universidade pode contribuir levando novas técnicas e possibilidade de atuação e aprimorando o que aquela cidade já tem”, afirma Zilda Andrade.

Pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade, em visita a Guaratuba. Ouvir demandas e dialogar com lideranças locais foram o foco (Fotos: Prefeitura de Guaratuba)

Durante as visitas técnicas, foi possível identificar as principais necessidades dos cidadãos e estabelecer o apoio logístico que será necessário para os rondonistas. Com o suporte dos municípios, os professores verificaram as carências das regiões e vão propor medidas assertivas que irão beneficiar as comunidades locais.

Receber a Operação Rondon Paraná é importante para os municípios, como explica a secretária municipal de Bem-Estar e Promoção Social de Guaratuba, Maricel Auer. “A partir do levantamento das demandas que o município possui, as atividades das universidades serão estratégicas para trazer um apoio técnico aos servidores e cidadãos, e assim contribuir com a qualidade de vida de todos”, afirma.

Estão envolvidas na operação professores e alunos das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Os voluntários são de diferentes áreas do conhecimento e irão promover projetos de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Diálogo com lideranças

O professor Marcos Freitas de Moraes, da Unioeste, é um dos coordenadores da Operação Rondon Paraná e explica que a visita inicial às cidades permitiu dialogar com as lideranças locais. “Foi o primeiro encontro que tivemos com os municípios para conhecermos as demandas, ter o contato com os gestores públicos e com a comunidade. Conseguimos fazer uma integração, ouvir as necessidades das comunidades e dos gestores públicos”, afirma.

Equipe da UEL com Sandra Cristina Ferreira, assessora em Projetos Estratégicos junto ao Gabinete da Seti (Arquivo pessoal)

Com a viagem precursora, os professores organizaram propostas de intervenção a partir do que mapearam em cada cidade. Nesse planejamento constam as atividades específicas de cidadania, saúde e educação e cultura. Em cada município serão realizadas campanhas, rodas de conversa, palestras e oficinas para pessoas de todas as faixas etárias. Também foi definido o suporte para os rondonistas, como alojamento e alimentação.

Esse mapeamento das necessidades locais é fundamental para contribuir com o benefício dos cidadãos, como explica o procurador Fiscal de Guaratuba, Marcelo Bom dos Santos. “Ao identificar todas as carências e fraquezas do município, existe a oportunidade de trazer os acadêmicos para conviverem na comunidade, conhecerem a realidade local, apoiar as causas sociais e contribuir com a nossa cidade”.

Operação

Semelhante ao Projeto Rondon, do Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade.

Professores e alunos desenvolverão atividades com comunidades em condições de vulnerabilidade propondo soluções sustentáveis para inclusão social. A operação ocorre entre os dias 11 a 21 de outubro em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em cada município, as atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas instituições estaduais de ensino superior.

Confira as instituições designadas para cada município:

Antonina – Unioeste e UENP;
Cerro Azul – Unioeste e Unespar;
Doutor Ulisses – UEL e Unioeste;
Guaratuba – UEPG e UEL;
Morretes – Unicentro e Unespar;
Paranaguá – UEM e Unioeste;
Pontal do Paraná – UEM e Unicentro;
Rio Branco do Sul – UEPG e UENP.

Com informações da Seti.