Proex convoca bolsistas e suplentes de inclusão social por meio do Pibis 2023

Edital de convocação traz 185 nomes de graduandos classificados a partir de seleção do Sebec. Número é superior ao do ano passado.

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) divulgou, na tarde desta segunda-feira (7), a lista de estudantes de graduação aptos a se tornarem bolsistas do Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), da Fundação Araucária. Segundo o Edital nº136/2023, da Proex, Os estudantes convocados devem ficar atentos ao cronograma de seleção acadêmica, cuja primeira etapa de inscrição encerra às 18h do dia 25 de agosto.

O edital de convocação traz os nomes de 185 graduandos classificados a partir da seleção socioeconômica do Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec), entre os quais 123 convocados e 62 suplentes. O número de estudantes convocados é um pouco superior ao da edição de 2022 do programa, quando 118 graduandos foram contemplados com a bolsa de inclusão social.

Conforme a Proex, os convocados devem entregar o Plano de Trabalho na Divisão de Projetos e Iniciação Extensionista (Sala 1), seguindo as orientações apresentadas no portal “Inclusão Social”. Neste mesmo endereço, os estudantes também encontram a lista de docentes interessados em se tornarem orientadores dos bolsistas por meio de projetos de extensão (Proex), ensino (Prograd) e pesquisa (ProPPG). A lista conta com 145 projetos de extensão, 83 de ensino e 336 de pesquisa.

A segunda etapa da inscrição prevê prazo para eventuais reformulações nos projetos de Iniciação Extensionista (IE), Iniciação Científica ou no Roteiro de Estudos, pelos comitês assessores de cada pró-reitoria, até às 23h59 do dia 31 de agosto. O prazo final para que cada comitê encerre as avaliações é às 23h59 do dia 6 de setembro.

As bolsas do Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis) são de R$ 700 mensais, não prorrogáveis por mais de 12 meses. O programa tem o objetivo de incentivar a formação de pesquisadores nas áreas de diversidade e inclusão, promovendo a integração de estudantes por meio de políticas afirmativas à cultura acadêmica e às atividades científicas, tecnológicas e de inovação.