Projetek entrega primeira obra concluída que beneficia município de Cafeara

Próxima entrega deverá beneficiar prefeituras de Lupionópolis, Tamarana e Sabáudia. Projeto criado em 2021 atende pequenos municípios do PR.

A equipe do Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) da UEL oficializou, no último dia 10, a entrega da construção de cinco barracões industriais no município de Cafeara, no Norte do Paraná, obra avaliada em cerca de R$ 1 milhão. Esse foi o primeiro projeto concluído por meio do Projetek, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti), Paranacidade e Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), para atender prefeituras de municípios com menos de 30 mil habitantes nas áreas de engenharia e arquitetura. A entrega simbólica foi oficializada durante reunião no Gabinete da Reitoria, com a presença de várias autoridades.

Segundo o coordenador do escritório, professor Aron Petrucci, do Departamento de Construção Civil (CTU), o trabalho foi realizado pelos técnicos que atuam na UEL – Leonardo Teixeira Bortoleto (Arquitetura); Luiz Zeni da Silva (Elétrica); Felipe Hachiya (Hidráulica); Gabriela Moreira (Orçamento) e Monique Filgueiras (Estruturas). A coordenadora da área de Arquitetura e coordenadora BIM dos Projetos é a professora Teba Silva Yllana, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Ele explicou que a próxima entrega deverá beneficiar a prefeitura de Lupionópolis, com a reforma de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Até o final do ano, deverão ser entregues ainda o Terminal de Transporte Intermunicipal de Tamarana e um clube social que está em fase final de obras, em Sabáudia.

Reunião no Gabinete da Reitoria marcou entrega da primeira obra do Projetek. Projeto em Londrina atende 17 prefeituras que integram a Amepar (André Ridão/Agência UEL).
Modelos em 3D dos barracões construídos em Cafeara (Divulgação/Projetek Londrina).

Em Londrina, por meio da UEL, o Projetek atende 17 prefeituras que integram a Amepar para a elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de construção civil. O projeto foi criado oficialmente em agosto de 2021, com investimentos do governo para manutenção de equipes compostas por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além de profissionais registrados nos respectivos conselhos de classe.

Para reduzir os custos das obras, foi adotada a tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção), que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações.

A UEL foi a primeira Universidade do estado a desenvolver a iniciativa, a partir do investimento de R$ 630 mil do Fundo Paraná. Os recursos serviram para a estruturação do escritório do programa no CTU, no Campus Universitário, entregue em maio do ano passado, e para o custeio das bolsas dos 15 estudantes e profissionais.