Museu de Zoologia abre para visitação neste sábado (7) sem agendamento

Espaço, que tem visitas agendadas de segunda a sexta, vai receber famílias por livre demanda uma vez por mês. Ingresso custa R$ 5.

O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (MZUEL), localizado no Campus Universitário, vai abrir durante todos os primeiros sábados do mês para uma programação familiar, entre 9h e 12h. A novidade começa neste sábado (7), não é preciso agendar com a organização e a taxa para a visitação é de R$5,00, que pode ser paga via Pix. Crianças até 5 anos são isentas. A visita será acompanhada por professores e estudantes extensionistas, que darão informações sobre as peças expostas.

No museu, há uma exposição permanente de animais taxidermizados, que integram o acervo de aproximadamente 37 mil peças. Dezenas de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, insetos, crustáceos e peixes podem ser vistos empalhados ou imersos em álcool 70°. A visita é uma boa programação para a manhã de sábado, inclusive para um divertido passeio com as crianças. Lá, elas terão a oportunidade de ver de perto animais silvestres, sanando curiosidades acerca de suas fisionomias, porte e formas físicas.

De segunda a sexta-feira, o Museu de Zoologia recebe agendamentos para visitas de escolas dos níveis Fundamental e Médio de Londrina e região. Nestas visitas, os alunos são guiados por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEL e recebem informações sobre as várias espécies que integram o acervo do Museu.

Museu de Zoologia da UEL conta com 37 mil peças no acervo (Foto: Museu de Zoologia)

Recentemente, o Museu de Zoologia passou por uma série de reformas e obras de adaptação e reabriu em agosto deste ano. Criado em 1980, o espaço acompanha os estudantes de graduação e pós-graduação da UEL na disciplina de Zoologia para vários cursos, como Ciências Biológicas, Zootecnia e Agronomia. O contato com esta “coleção didática” também é parte fundamental da formação dos estudantes que vêm com suas escolas.

Um dos coordenadores do Museu, Fernando Camargo Jerep, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (CCB), conta que no espaço há exemplares de animais característicos de vários biomas brasileiros, além de animais urbanos . “É um passeio familiar. Nossos estudantes e professores participam tirando dúvidas sobre a biodiversidade e falando curiosidades sobre os bichos”, ressalta.

Mais informações, agenda, fotos e vídeos podem ser encontrados no site do Museu.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.