Equipe da UEL retorna de Guaratuba após Operação Rondon 2023

As operações se encerraram após 10 dias de atividades que atenderam quase 15 mil pessoas do Paraná.

A Operação Rondon Paraná 2023 foi encerrada após dez dias de atividades extensionistas, que atenderam quase 15 mil pessoas de sete municípios paranaenses. Ao todo, participaram 150 estudantes voluntários e 28 professores das sete universidades estaduais, que reuniram alunos de graduação e pós-graduação de 27 cursos de diversas áreas de conhecimento.

A equipe da UEL, composta por dez alunos e dois professores, promoveu ações em Guaratuba, no litoral do estado. Segundo Carlos Miqueloto, professor do Departamento de Biologia Geral (CCB) e integrante da delegação na viagem, foram realizadas diversas oficinas com comunidades locais nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“A participação teve apoio da Prefeitura Municipal, que foi responsável pela divulgação dos locais e oficinas a serem realizadas. Em comunidades mais afastadas, os mesmos foram levados pelo transporte coletivo até o local das oficinas. Nas escolas, as aulas foram substituídas pelas oficinas, com a intenção de auxiliar o aprendizado cognitivo dos alunos da rede pública municipal e estadual”, explica.

Operação mobilizou mais de 150 estudantes de todo o estado, em municípios com baixos índices de desenvolvimento socioeconômico (Fotos: Seti).

As atividades se diversificaram de oficinas que auxiliaram crianças e adolescentes a expressarem seus sentimentos, até a promoção do potencial turístico e capacitação de mão de obra do comércio local.

Ultrapassando muros

Miqueloto destaca a importância da atuação dos estudantes na iniciativa, de modo a levar conhecimentos que ultrapassem os muros da universidade. Ao ter contato com uma realidade muito diferente da que estão acostumados, “os estudantes conseguem mudar a sua maneira de pensar e agir”. “Por exemplo, o estudante começa a pensar em como a academia pode alterar sua maneira de ensinar e conseguir integrar com as comunidades mais carentes, próximas ou longe dos muros da universidade. E essa experiência ele leva para o resto da sua vida”.

Ações extensionistas que “ultrapassaram muros” da universidade deixam legado de aprendizado aos estudantes.

Para a realização de uma ação tão grande, muitos desafios tiveram de ser superados. Miqueloto cita “a quebra de paradigma de sair dos muros da academia e difundir o conhecimento, como também a saída da zona de conforto do estudante em relação ao que ele pode desenvolver com a comunidade” como alguns dos obstáculos enfrentados pelos participantes na Operação.

No fim, contato e troca de experiências com as comunidades locais foram os pontos mais marcantes da viagem. “A visita às comunidades é muito importante para se conhecer a história e costumes locais, e isso quebra os paradigmas da universidade, conhecendo o que as comunidades locais necessitam para sua cidadania e bem-estar social”, conta o professor.

Com informações da Seti.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.