UEL apresenta trabalhos no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

O evento reuniu instituições públicas de toda a região Sul do país. Delegação da UEL apresentou 27 trabalhos.

Uma delegação composta por 15 alunos e dois docentes representou a UEL no 41° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reuniu agentes extensionistas de toda o Sul a fim de promover e discutir a extensão universitária, através do intercâmbio entre as instituições participantes. A organização foi da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG.

Integraram o 41° SEURS as instituições participantes do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O encontro anual levou o tema “Extensão Universitária: Interfaces entre ciência, comunidade e políticas públicas”, permitindo o debate sobre as experiências, transformações e desafios da extensão universitária.

A equipe da UEL saiu de Londrina na manhã do dia 25 e retornou de Ponta Grossa na tarde do dia 27. Durante o evento, a delegação apresentou projetos e ações de extensão que somaram, incluindo aqueles apenas nos Anais, 27 trabalhos. Os temas variaram desde “Ciência, Saúde e Comunidade: a experiência dos boletins informativos sobre a COVID-19 do projeto Safety/UEL” até “Português como língua de acolhimento para crianças migrantes internacionais”.

A equipe da UEL saiu de Londrina na manhã do dia 25 e retornou de Ponta Grossa na tarde do dia 27 (Foto: Arquivo pessoal).

Os participantes tiveram 13 resumos expandidos publicados nos Anais do evento, a oficina “A Força do Protagonismo: desenvolvimento do eu através da liderança”, além do vídeo “Campanhas para a captação de novos doadores de sangue canino para o projeto Vida UEL”, que foi transmitido em duas sessões.

Além disso, a UEL foi representada na reunião do Fórum de Cultura da Região Sul (FORCULT SUL), onde foram discutidas demandas da área para o Plano Nacional de Cultura.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.