Oficina de Esportes Equestres encanta curiosos e aficionados por animais
Oficina de Esportes Equestres encanta curiosos e aficionados por animais
Trio de cavalos Princesa, Xerife e Hollywood foi a atração da oficina, oferecida durante o Paraná Faz Ciência.Ao perambular pelos centros de estudos da UEL, estudantes e público externo que visitaram a Paraná Faz Ciência 2023 durante esta semana se depararam com uma cena um tanto inusitada. Logo ao lado do Centro de Educação Física e Esportes (Cefe), próximo à rotatória do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), um grupo de pessoas se reveza para passear com um trio de cavalos.
Princesa, Xerife e Hollywood foram as estrelas da Oficina de Esportes Equestres, uma das atividades integrantes do Eixo 4, das Oficinas, do maior evento de ciência e tecnologia do Paraná, que termina nesta sexta-feira (10).
A Oficina de Esportes Equestres foi ministrada pelo professor do Departamento de Educação Física Jean Cleverson Moraes. O objetivo da atividade, diz, foi estabelecer o primeiro contato entre os animais e os visitantes da feira. O professor também aponta que, em se tratando de animais de grande porte e de certa imponência, são poucas as pessoas que têm oportunidade de montá-los ou até chegar perto de um.
O projeto é composto por uma parte teórica, na qual o público pode conferir um pouco sobre o hipismo, a equitação e outros esportes equestres, trazendo informações sobre a psicologia do animal, o manejo necessário, seus comandos básicos e noções de postura corporal ao montar. Já a segunda parte foi composta de uma atividade prática, a cavalgada, modalidade mais tradicional existente. Os participantes percorreram um trajeto estabelecido com acompanhamento de responsáveis, o que foi o principal chamariz da oficina.
*Estudantes do curso de Jornalismo da UEL. Orientação: professor Fábio Silveira, do Departamento de Comunicação.