Reformas na infraestrutura de espaços de Extensão são finalizadas

Ao todo, foram 18 locais da universidade reformados, com mais de R$ 180 mil em investimentos.

Foi concluída a série de obras e pequenas reformas nos espaços utilizados por projetos de Extensão da UEL. Empreendidas por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), as reparações em 18 salas e laboratórios localizados nos centros de estudos, Hospital Universitário (HU) e no Hospital Veterinário (HV) foram finalizadas no final de outubro.

O custo total dos serviços, realizados pela empresa Infocable Infraestrutura e Tecnologia, foi de R$183.190,23. A iniciativa partiu da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que, através do Programa Institucional Pró-Extensão IES Estaduais, designou R$ 1,5 milhão que foram divididos entre as sete estaduais do Paraná para atender às demandas de infraestrutura.

Entre os locais reformados, estão o Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (Labre), no CCB, que teve o telhado substituído. Outro foi o Laboratório de Análise de Alimentos (CCA), que recebeu importantes modificações: as bancadas foram substituídas, as paredes, pintadas, e as janelas metálicas, retiradas e trocadas por modelos novos e de ferro. As novas esquadrias receberam pintura e as portas de madeira foram lixadas e repintadas.

Telhado do Labre foi trocado por um novo. Espaço é um dos 17 da universidade que passou por reforma recentemente (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

O diretor de Obras e Manutenção da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Rafael Cezar Fujita, avalia que as demandas eram pequenas, porém importantes para os servidores, docentes e alunos que atuam nestes locais. “Sem dúvidas, irá trazer melhorias bem grandes para todos os laboratórios. Eram aqueles pequenos serviços que, para quem está de fora, não parece nada, mas quem está utilizando todos os dias os laboratórios, é terrível. Desde questões de iluminação, enfim, coisas pequenas, mas importantes no dia a dia”, avalia Fujita.

Segundo a servidora da Diretoria de Obras e Manutenção Silene Sayao, as reformas contribuíram com maior segurança e conforto para as atividades realizadas nos projetos de Extensão. “Muitos desses locais não estavam em condições de uso, por infiltrações, pisos danificados, portas danificadas. Essa reforma deu nova vida aos locais, trazendo condições adequadas para que os usuários executem seus trabalhos e pesquisas”, destaca.

Bancada do Laboratório de Análise de Alimentos, que recebeu pedra de mármore. Laboratório também teve paredes e portas pintadas, além de janelas substituídas.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.