Estudantes do Ensino Fundamental participam de Oficina de Ginástica no Cefe

Estudantes do Ensino Fundamental participam de Oficina de Ginástica no Cefe

Oficina marcou encerramento de intervenção pedagógica para estudantes do 1° ao 5° ano do Colégio Aplicação.

Uma parceria entre o Colégio Aplicação, localizado no Campus Universitário, e o Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) levou a alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental a prática de ginástica durante os meses de outubro e novembro. A parceria envolveu estudantes do 3° ano do curso de Educação Física Licenciatura, que ministraram as aulas para as crianças. O encerramento das atividades aconteceu no Cefe no último dia 5 de dezembro. Na ocasião, 146 alunos participaram da Oficina de Ginástica.

Alunos do Colégio Aplicação, com estudantes e professores envolvidos em prática pedagógica de Ginástica, em quadra do Cefe (Fotos: Arquivo pessoal).

As atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes do curso de Educação Física junto aos alunos do Ensino Fundamental envolvem as disciplinas de “Ginástica e Educação”, ministrada pela professora Marilene Cesário, do Departamento de Estudos do Desenvolvimento Humano, e “Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Física”, ministrada pela professora Ana Cláudia Saladini, do mesmo departamento. 

A oficina de encerramento contemplou quatro diferentes frentes da ginástica: Ginástica Rítmica (GR), utilizando aparelho e fita; Ginástica Artística (GA), com rolamentos no solo; Ginástica Circense, com pirâmides humanas e Ginástica Para Todos (GPT), com a prática de saltos. Em cada estação, uma modalidade era apresentada. Assim, os alunos se revezavam e experimentavam cada uma delas, sob a supervisão dos estudantes e professores envolvidos. Os participantes têm entre cinco e dez anos de idade. 

A professora Marilene Cesário avalia que a prática, para os estudantes de licenciatura, tem grande importância. Segundo ela, essa é uma oportunidade para articular os saberes abordados no curso de formação de professores com a realidade das escolas públicas. Ao mesmo tempo, as crianças puderam se divertir e aprender os fundamentos da Ginástica durante as aulas e a Oficina. 

Ela também destaca que iniciativas de intervenção como esta possibilitam práticas interdisciplinares, em uma inclinação aos novos arranjos curriculares, que valorizam a interação entre diferentes disciplinas.

Além das atividades com as crianças, também foi realizada uma intervenção pedagógica no Ensino de Jovens Adultos (EJA) no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEBEJA) Herbert de Souza, na Vila Nova, sob a coordenação da professora Ana Maria Pereira. 

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

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