Bebê Clínica entra em recesso na segunda (18) e retoma em 15 de janeiro

Órgão pioneiro no atendimento a crianças e bebês registou 1320 acompanhamentos no pronto-socorro odontológico, além de 582 atendimentos na UTI do setor.

A Clínica de Especialidades Infantis (CEI)/Bebê Clínica da UEL entra em recesso nesta segunda-feira (18) e retoma suas atividades no dia 15 de janeiro de 2024. Desde março de 2020, a Bebê Clínica está funcionando no Campus da UEL, nas instalações da Clínica Odontológica Universitária (COU). Antes, funcionava em um imóvel no Centro de Londrina. Com quase 40 anos de história, a CEI se destaca no atendimento odontológico a crianças e bebês em Londrina desde 1984.

A Bebê Clínica atua em diversas frentes. Atendimentos preventivos para crianças de 0 a 5 anos, pronto-socorro imediato de 0 a 12 anos e atendimento a crianças com deficiência de 0 a 12 anos são algumas delas. Além disso, são realizados curativos e tratamento endodôntico de dentes permanentes em jovens. O tratamento endodôntico consiste no cuidado à polpa do dente, um tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente.

Em 2024 começam as comemorações referentes aos 40 anos da Bebê Clínica, que incluem lançamentos de livros, homenagens e outras atividades. Implantada em 1984 sob o nome de Plano de Atendimento Odontológico no Primeiro Ano de Vida, a iniciativa surgiu de um projeto de Pesquisa e Extensão e envolve estudantes de graduação e residentes do curso de Odontologia da UEL no atendimento direto à população de Londrina e região.

Balanço

Encerrando as atividades de 2023, a CEI divulgou um balanço das atividades realizadas neste ano. Foram 1320 atendimentos de pronto-socorro odontológico, 800 atendimentos em crianças de 5 a 12 anos, 3 mil atendimentos preventivos, 582 crianças atendidas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 9 crianças submetidas a procedimentos com anestesia geral.

Durante o período de recesso, a direção da CEI aconselha aos pais que levem seus filhos à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou ao plantão da COU, em caso de necessidade odontológica para as crianças.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.