Livro sobre adoção e acolhimento será lançado no Ceca

Obra é resultado de atividades de projeto de Extensão concluído em 2023 e esclarece mitos sobre adoção com linguagem acessível.

“Construir a cultura adotiva não é tarefa fácil, são muitos os mitos e preconceitos a serem vencidos”. A frase que compõe a apresentação do livro “Dialogando com as crianças sobre adoção e acolhimento no contexto escolar” resume o propósito de esclarecer como a adoção faz parte da realidade de muitas famílias. O livro será lançado nesta quarta-feira (28), às 19h30, na sala 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da UEL. A iniciativa é das docentes do Departamento de Educação (Ceca) da UEL Gilmara Lupion Moreno e Cleide Vitor Mussini Batista.

O objetivo do livro é aproximar pais, responsáveis, professores, psicólogos, assistentes sociais e demais interessados de informações esclarecedoras sobre a adoção, desvendando mitos e elucidando questões muitas vezes cercadas de preconceito na sociedade. Essas questões englobam o conceito de adoção e as possibilidades de composições familiares envolvendo a atitude adotiva. De acordo com as organizadoras, a linguagem da obra é acessível.

O livro está dividido em duas partes, intituladas “Escola, família e adoção: Sequências Didáticas” e “Conhecimento, literatura, cinema e adoção”. A distribuição será gratuita. Serão destinadas edições impressas a secretarias municipais de Educação de municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, além de grupos de apoio à adoção.

Divulgação.

As professoras explicam que a produção foi desenvolvida por seis participantes do projeto de Extensão “Adoção e Acolhimento Institucional: Uma Proposta de Formação Continuada para professores e Gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I de Londrina e Região”. O projeto contava com um total 40 estudantes e foi concluído em novembro de 2023.

Sobre a mesma temática, a professora Gilmara Moreno participou do projeto de Pesquisa “A Cultura da Adoção no Contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo Sobre Concepções e Práticas na Organização do Trabalho Pedagógico”, concluído em 2019. Por fim, a docente participa do projeto de Pesquisa e Ensino “Adoção e Acolhimento Institucional: Reflexões Acerca da Escola e da Formação Docente”, em atividade atualmente.

Apoio de Itaipu

A obra contou com apoio da Instituição Londrinense Trilhas de Afeto e aporte financeiro da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A Trilhas do Afeto é uma organização sem fins lucrativos formada por pais adotivos e interessados em adotar uma criança.

O livro também estará disponível em versão digital, que será disponibilizada aos interessados logo após o lançamento. A versão online poderá ser baixada no site do Trilhas do Afeto.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.