UEL registra 305 projetos de extensão com foco em demandas da sociedade

A Creditação Curricular da Extensão coloca aos estudantes os desafios de lidar com a extensão em seus currículos universitários.

A Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), comemora o engajamento da sua comunidade universitária nas atividades propostas em projetos e programas de extensão, responsáveis por impactar a vida de cerca de 700 mil moradores da Região Metropolitana de Londrina (RML) anualmente. Registrando avanços no processo de Creditação Curricular da Extensão, em vigor desde o início deste ano letivo, a UEL soma 305 projetos e programas ativos, dedicados ao atendimento das demandas da comunidade. Divididas em nove áreas temáticas, as ações devem dialogar com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Com a creditação da extensão, está mais evidente essa relação da universidade com a sociedade, o cumprimento do seu papel, porque os nossos estudantes estão se envolvendo nas ações voltadas ao atendimento de políticas públicas e ações que devem gerar impactos na sociedade”, avalia a pró-reitora de Extensão da UEL, Zilda Andrade, professora do Departamento de Relações Públicas (Ceca).

Zilda Andrade explica, ainda, que a ampla maioria dos estudantes envolvidos atua nas áreas temáticas da Educação e Saúde. No entanto, a procura por informações referentes às possibilidades de atuação nas outras áreas – Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; e Trabalho – também vem crescendo na Proex. “Temos feito diálogos com os docentes, cursos e centros de estudo, e vários docentes têm tido a iniciativa de procurar a Proex pensando em projetos interdisciplinares e ações que eles desenvolviam em projetos de pesquisa e de ensino e que hoje poderão envolver a extensão. Então há sim um diálogo constante”, destaca.

Capacitação reuniu coordenadores da área de AEX nesta segunda (25) (Fotos: Agência UEL).

Oficinas de capacitação

Com o objetivo de sistematizar o atendimento aos docentes, a administração da UEL realizou, na tarde desta segunda-feira (25), a I Oficina AEX – Creditação da Extensão, contando com a presença dos coordenadores das comissões de extensão e dos colegiados dos cursos de graduação da UEL. O objetivo do encontro foi ampliar os conhecimentos sobre as resoluções que regulamentam a creditação, além de capacitar os docentes para o uso do Sistema de Creditação da Extensão.

A Creditação Curricular da Extensão foi estabelecida pela Resolução nº 7, de 18 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que determina o cumprimento de no mínimo 10% da carga horária total do curso de graduação em Atividades Acadêmicas de Extensão. Estas atividades podem ser realizadas em forma de projetos, programas, cursos ou eventos, e podem envolver também membros da comunidade externa, como moradores e estudantes secundaristas.

Na UEL, a Creditação Curricular da Extensão se deu por meio da Resolução CEPE/CA nº 039/2021. Com a regulamentação, explica Zilda Andrade, ações permanentes já poderão ser cadastradas como programas de extensão. Essa possibilidade, avalia a pró-reitora, deverá fortalecer as ações existentes e favorecer o surgimento de novas iniciativas, o que deverá envolver cada vez mais estudantes. “Aquelas ações que são contínuas hoje já poderão ser cadastradas como programas diretamente, não havendo a necessidade de ter uma vinculação com projetos que fortaleceriam o programa. Hoje, o docente já poderá cadastrar um programa, desde que suas atividades sejam contínuas”, explica a pró-reitora.

Projeto de compostagem comunitária reuniu, mesmo durante a pandemia de Covid-19, estudantes e comunidade para desenvolver atividades fora da Universidade.

Dentre os bons exemplos está o projeto “Compostagem comunitária: gerando fertilizantes e engajamento ambiental a partir do lixo”, em atividade há quase 20 anos. Desenvolvido no Departamento de Agronomia (CCA), o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Londrina e tem ações previstas para os próximos 18 meses.