UEL apresenta Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024

Projetos e programas na área de Saúde, Agronegócio e Meio Ambiente serão exibidos ao público durante os dez dias de evento, no Parque Governador Ney Braga.

Mais de 15 unidades expositivas relacionados às áreas de Saúde, Agronegócio e Meio Ambiente serão apresentados na Via Rural Smart Farm, durante a ExpoLondrina 2024, que será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. O objetivo é fortalecer a interação da comunidade acadêmica com o público visitante que poderá ter acesso a informações sobre temas curiosos como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola, além da megaestrutura de pesquisa utilizada no desenvolvimento de tecnologias para a cadeia do leite e em estudos de toxoplasmose.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), professora Zilda Andrade, além dos projetos acadêmicos, estudantes participarão por meio das empresas juniores Consoagro (Agronomia), VetJr (Medicina Veterinária), Bioma (Ciências Biológicas) e Monsec (Secretariado Executivo). A participação da UEL na Via Rural Smart Farm ocorre em parceria com Governo do Estado, via IDR-Paraná, Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

A pró-reitora destaca que a participação da Universidade em mais esta edição da feria agropecuária é fundamental para reforçar laços estabelecidos com o produtor rural da região, além do grande público que visita a Via Rural. Na última edição, foram registrados mais de 470 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios. A Via Rural Smart Agro é um espaço permanente localizado no interior do parque que contém 11 mil m² de área, onde o público pode ver de perto o que os órgãos públicos realizam em extensão e pesquisa.

ExpoLondrina3
Marta-uel-seti-expo-2
ExpoLondrina5
ExpoLondrina11
ExpoLondrina1
ExpoLondrina4
ExpoLondrina6
ExpoLondrina8
next arrow

“Consideramos ainda uma oportunidade de receber a demanda da comunidade vinculada ao agronegócio, do pequeno ao grande produtor”, comenta Zilda Andrade. Ela destaca, ainda, o importante trabalho realizado pelos estudantes, que se envolvem desde o planejamento, montagem e atendimento nos estandes que apresentam projetos acadêmicos e as atividades oferecidas pelas empresas juniores.

“Essa relação traz benefícios para todos, e demonstra como a Universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social. É uma vivência importante para o amadurecimento, conciliando teoria e prática profissional”.

Zilda Andrade, pró-reitora de Extensão (Proex)

Ela lembra que a partir deste ano existe a exigência da creditação da extensão, que prevê incorporar atividades extensionistas às matrizes curriculares dos cursos de graduação. Com isso, é necessário assegurar no mínimo10% do total de créditos curriculares da graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Pró-reitora da Proex, Zilda Andrade. UEL leva serviços, atividades de pesquisa, ensino e extensão para milhares de visitantes na ExpoLondrina, entre 5 e 14 de abril (Foto: TV UEL)

Confira parte da entrevista com a pró-reitora Zilda Andrade abaixo:

Hospital Universitário

Ainda de acordo com a pró-reitora, este ano o Hospital Universitário (HU) deverá participar da Feria por meio do Espaço Cuidar, que será instalado na área do parque e não na Via Rural, mantendo uma programação específica em um horário mais extenso. O objetivo é apresentar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionados aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

“Isso é importante para deixar claro a vinculação que a Universidade tem com a sociedade, por meio de serviços essenciais e reconhecidos pela qualidade do atendimento”, define Zilda Andrade. Além do HU, a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) deverá estar presente na Feira no pavilhão Smart Agro para demonstrar os serviços relacionados à inovação e as novas tecnologias desenvolvidas vinculadas ao agronegócio.

Estandes da UEL na Via Rural Smart Farm

– Agricultura Sustentável e Biodiversidade;
– Vetores e Arbovirose;
– Animais peçonhentos;
– Biodiversidade de Insetos;
– Empresas juniores;
– Aquicultura;
– Orquidário e Agroecologia;
– Energia Renovável e vitrine biogás;
– Bovinocultura (Instituto Nacional de Pesquisa em Toxoplasmose; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a cadeia do leite e Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira);
– Espaço Horta na Escola.

Programação da UEL na ExpoLondrina

Abaixo, confira a programação completa com a participação da UEL na ExpoLondrina 2024:

– Conservação do Solo e da Água no contexto das mudanças climáticas: dia 8, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná: dia 08, às 14h, no Recinto Milton Alcover;
– Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA: dia 8, às 15h, no Pavilhão Smart Agro;
– 21º Seminário Estadual de Aquicultura: dia 9, das 9h às 17h, no Recinto José Garcia Molina;
– Curso Prático de Inseminação em Bovinos: dia 10, 14h, no Pavilhão Smart Farm;
– 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar: dia 10, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite: dia 11, às 9h, Recinto José Garcia Molina;
– 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária: dia 11, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;
– 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais: dia 12, das 9h às 12h, no Recinto José Garcia Molina.