Proex seleciona estudantes e bolsista técnico para Operação Rondon 2024

As inscrições permanecem disponíveis por meio de dois editais, até às 23h59 do dia 24 de abril.

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais graduados atuarem em atividades de impactos social e ambiental por meio da Operação Rondon Paraná 2024. Estratégia organizada pelo Governo do Paraná em parceria com as universidades estaduais e prefeituras, a Operação Rondon prevê ações extensionistas em municípios da região Centro-Sul do estado, entre os dias 5 e 19 de julho. As inscrições permanecem disponíveis por meio de dois editais, abertos até às 23h59 do dia 24 de abril.

A seleção dos participantes será realizada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). Estudantes de graduação e pós-graduação devem ficar atentos às informações divulgadas no edital 072/2024, que traz os detalhes sobre as atividades que serão desenvolvidas pelas equipes, coordenadores, vagas e requisitos. Já os profissionais graduados deverão realizar a leitura do edital 073/2024

Extensão

As atividades extensionistas serão desenvolvidas por duas equipes compostas por dois docentes coordenadores e dez estudantes de graduação ou pós-graduação cada. Neste ano, os coordenadores são Carlos Alberto Miqueloto (Biologia Geral), Diana Nara Ribeiro de Sousa (Química), Fernando Pinto Ferreira (Medicina Veterinária Preventiva) e Weliton José da Silva (Biologia Geral).

Divididas em três conjuntos de ações, o trabalho realizado na Operação Rondon Paraná é voluntário e irá envolver áreas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (A). As demais áreas são Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho (B). Existem, ainda, atividades previstas para estudantes matriculados nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda voltadas à divulgação das iniciativas.

Nesta edição da Operação Rondon, as atividades serão desenvolvidas nos seguintes municípios: Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Mangueirinha, Marquinho, Mato Rico, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond.

Bolsista Técnico

Ao mesmo tempo, a Proex irá selecionar um Bolsista Técnico para o apoio às demandas referentes à Operação Rondon. A vaga é destinada a profissionais graduados nas áreas de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis ou Secretariado Executivo, e exige dedicação de 40h semanais (manhã e tarde) para atuar presencialmente na pró-reitoria. O cronograma prevê o início das atividades no mês de maio, com duração de seis meses.

No edital 073/2024, os interessados irão encontrar a lista de documentos necessários para a realização das inscrições, a descrição das atividades desenvolvidas e o cronograma de divulgação dos resultados. Para este cargo de apoio técnico, o valor da bolsa é de R$ 2,5 mil.

Operação Rondon

A Operação Rondon Paraná vai ser realizada entre os dias 5 e 19 de julho em municípios da região Centro-Sul do estado. A proposta é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e, nesta edição, é coordenada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).