Itaipu Binacional lança Programa de Sustentabilidade nesta sexta (3), na UEL

Programa prevê investimentos de R$ 24 milhões, para beneficiar 434 municípios por meio de edital para 17 universidades públicas.

A Itaipu Binacional lança, na próxima sexta-feira (3), o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial no Paraná e Mato Grosso do Sul, que prevê investimentos da ordem de R$ 24 milhões para beneficiar 434 municípios por meio de edital direcionado a 17 universidades públicas. Durante a cerimônia, serão assinados termos de cooperação e será lançado o edital de chamamento. A assinatura será nesta sexta, a partir das 8h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL, com a participação do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, além de representantes de instituições de ensino, deputados federais e estaduais e demais autoridades.

O programa prevê o financiamento de 200 projetos de extensão universitária, com o pagamento de cerca de mil bolsas para estudantes e professores das universidades e institutos envolvidos no programa. A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e universidades envolvidas e deve movimentar cerca de 200 pesquisadores e extensionistas.

O objetivo é fomentar projetos considerando a sustentabilidade territorial. Além da concessão de bolsas, o edital deverá custear equipamentos e insumos. A metodologia prevê a realização de uma pré-seleção a cargo das universidades e instituições de ensino participantes, que encaminharão as propostas para uma comissão técnica avaliadora, composta por membros da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu.

Essa comissão avaliará os projetos, realizando a análise técnica, e fará a aprovação e distribuição por áreas de abrangência. As bolsas proporcionarão apoio financeiro aos estudantes, como subsídio à execução dos projetos de extensão, para construir uma rede sólida de ações de extensão voltadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Palestra

A programação da cerimônia prevê também, antes da assinatura dos termos de convênio, uma palestra com o pesquisador e professor titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sergio Schneider, que vai falar sobre “Sustentabilidade no contexto da extensão universitária”.

Além de larga experiência acadêmica, o palestrante convidado é consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação como FAO, CEPAL e União Europeia.