Projeto oferece capacitação sobre drones a estudantes de universidade de Londrina

Foram ministrados dois cursos para estudantes e professores da Unifil, totalizando aproximadamente 90 participantes. Outra capacitação está prevista para agosto.

Coordenado pelo professor Paulo Adeildo Lopes, do Departamento de Geologia e Geomática (CCE) da UEL, o projeto de extensão “Capacitação e Atualização Profissional” desenvolveu atividades práticas e teóricas sobre Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), os conhecidos drones, para professores e estudantes do Centro Universitário Filadélfia (Unifil). Foram ministrados, até o momento, dois cursos voltados para as áreas de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, totalizando quatro turmas e aproximadamente 90 participantes.

Os cursos foram ministrados pelos professores do Departamento de Geologia e Geomática Luciano Nardini Gomes e Guilherme Alves de Oliveira, além do doutorando Agostinho Prado Alves Junior. Entre os conteúdos do curso, estão noções sobre o funcionamento e a aplicação dos VANTs, atualizações sobre o Building Information Modeling (BIM) e geoprocessamento de dados utilizando o software QGIS.

O BIM é utilizado para gerar representações digitais das características físicas e funcionais de construções. Já o QGIS é um software utilizado para desenvolver mapeamentos e levantamentos geográficos.

Participantes da capacitação durante aula teórica (Fotos: Arquivo pessoal).

Sobre o uso de drones nas áreas de interesse dos participantes do curso, foram abordados aspectos legais de autorização de voos, práticas de voos, coletas de imagens, processamento de imagens e utilização destas imagens em projetos. Nesta parte, também foi oferecida capacitação prática. As aulas, tanto práticas quanto teóricas, foram ministradas na Unifil.

Também foram ministradas aulas práticas com os participantes, nas dependências da Unifil.
Aparelho foi operado durante curso ministrado por professores da UEL a alunos e professores da Unifil.

Lopes explica que a aproximação entre o projeto da UEL com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unifil ocorreu através de professores do Programa Associado de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Associado UEL/UEM que também ministram aulas na instituição privada. A intermediação e a parceria também contou com a iniciativa da arquiteta e coordenadora do curso de Arquitetura da Unifil Raquel Sallas Morato Leite.

O docente também revela que outro curso está previsto para o mês de agosto. Focado em BIM e sua aplicação em projetos e obras, a capacitação também será destinada a professores e graduandos do ensino superior que que queiram se atualizar sobre o uso de veículos aéreos não tripulados.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.