Projeto da Fisioterapia conscientiza população sobre acidentes no trânsito

Ação em parceria com a CMTU foi realizada em virtude da campanha Maio Amarelo, na última quarta (22), no Zerão.

Como forma de conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes no trânsito, estudantes e professores do curso de Fisioterapia (CCS) da UEL participaram da ação  “Vidas Interrompidas”, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU). A atividade integra a Campanha Maio Amarelo, da CMTU, e foi realizada nesta quarta (22), no período noturno, durante a Feira da Lua do Zerão, no Centro de Londrina. No domingo (25), uma nova ação será realizada, às 9h, na Feira da Saul Elkind, na Zona Norte.

Em cartazes, os acadêmicos mostraram para cerca de 300 pessoas presentes no local histórias de vítimas da imprudência no trânsito. Esta é a primeira ação do projeto de extensão Trânsito Seguro: aprendendo com cuidado, respeito e cidadania, do Departamento de Fisioterapia. Iniciado em março, a previsão é que as atividades sejam realizadas mensalmente ou durante eventos específicos da CMTU, como palestras em escolas, blitz educativas, caminhada no calçadão, para abordar os cuidados de prevenção aos acidentes de trânsito com vistas à diminuição dos índices de acidente.

Cartazes revelaram histórias de vítimas de acidentes de trânsito para sensibilizar a população (Fotos: Arquivo pessoal).

Segundo a professora Celita Trelha, colaboradora do projeto, o papel do fisioterapeuta é também de atuar na prevenção dos traumas. “Infelizmente, os acidentes de trânsito causam muitas mortes e também sequelas incapacitantes, que acabam por impactar não somente a pessoa que sofreu o acidente, mas, também, toda a sua família e a sociedade. Além de tratar, recuperar e reabilitar esses pacientes, temos um papel importante na prevenção”, disse.

Alunos, orientados pela professora Celita Trelha, participaram da ação, que ocorreu na Feira da Lua do Zerão, na última quarta.