UEL atende à comunidade no Dia do Calçadão, neste sábado (10)

UEL atende à comunidade no Dia do Calçadão, neste sábado (10)

Universidade leva serviços de Extensão para o ponto mais movimentado da cidade, a partir das 9h.

Aperfeiçoar a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) pública, a sociedade civil e a comunidade. Este é o objetivo da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) ao fomentar a participação da UEL no Dia do Calçadão, evento que almeja atrair a população e valorizar a região central de Londrina durante este sábado (10), véspera do Dia dos Pais, a partir das 9h. 

Em seis tendas identificadas com as cores e símbolos da UEL, os moradores de Londrina estão convidados a fazer uma pausa na caminhada para conhecerem ainda mais os serviços e oportunidades oferecidos pela instituição. “Esse diálogo proporciona trocas de saberes, conhecimentos e aprimora também as relações”, avalia a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda Andrade. 

Com o foco no Vestibular 2025, que está com as inscrições abertas até o dia 9 de setembro, adolescentes e seus responsáveis poderão tirar dúvidas sobre a estrutura curricular e a carreira profissional relacionada aos 53 cursos de graduação da UEL. Além disso, poderão conhecer um pouco mais sobre as modalidades alternativas de ingresso – Enem e Prova Paraná Mais – e os programas de assistência estudantil junto à Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Programa de Apoio à Permanência (Prope). 

Para tornar o momento ainda mais agradável, a Casa de Cultura – Divisão de Música irá promover uma apresentação especial do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), a partir das 12h30. O Dia do Calçadão é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e do Núcleo do Calçadão.  

Saúde 

O atendimento à população será realizado por equipes do Hospital Universitário (HU) da UEL, formadas por residentes, técnicos e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Serão ofertados ao longo do dia serviços de saúde como a verificação da Pressão Arterial e testes de glicemia, além de orientações nutricionais, Auriculoterapia, Aromaterapia e atividades pelo Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). 

As equipes de dois tradicionais projetos de extensão do Departamento de Odontologia da UEL realizarão ações educativas relacionadas à saúde bucal de crianças, adultos e idosos, orientações sobre alimentação saudável, higiene bucal, técnicas de escovação e o uso de fio dental. O momento também contará com orientação sobre a melhor forma de armazenar e higienizar as próteses dentárias. 

Direitos sociais 

A participação da UEL no Dia do Calçadão ainda se dará por meio da orientação sobre o acesso a direitos e benefícios sociais. Alunos do curso de Direito irão ouvir as dúvidas dos moradores e trazer o direcionamento para casos como perda de documentos, agendamentos no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), agendamento para obtenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a emissão de documentos. 

Habitação 

A participação da UEL no Dia do Calçadão ainda se dará por meio da apresentação dos objetivos da Campanha ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social em Londrina. A campanha quer coletar assinaturas de eleitores de Londrina visando a propositura de uma Lei de Iniciativa Popular à Câmara Municipal de Londrina. O objetivo é ampliar o acesso à moradia digna por meio da assistência técnica gratuita, conforme estabelece a Lei Federal 11.888, de 2008.

“Quando a universidade busca conhecer as demandas da sociedade, quais são as suas necessidades e potencialidades, e a sociedade também passa a conhecer o que a universidade oferece, o que ela pode proporcionar e contribuir para o seu desenvolvimento, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão ou de prestação de serviços, essa relação passa a ser benéfica para todos os envolvidos. Assim, a universidade vai cumprir o seu papel social e a sociedade tem as suas demandas ouvidas e atendidas”, conclui a pró-reitora Zilda Andrade. 

Leia também