Cine Diversidade exibe curtas que abordam transmasculinidades

Exibição será neste domingo (25), às 15h. A entrada é gratuita. Ação é promovida pelo projeto de Extensão Entretons.

Neste domingo (25), o Cine Diversidade vai trabalhar o tema “transmasculinidades no cinema” com a exibição de três curtas-metragens. O encontro será realizado às 15h, no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52), com entrada gratuita. A ação é promovida pelo projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) “Entretons: Disruptivas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”.

Serão exibidos os curtas “João Nery/LGBT+60: Corpos que resistem”, “Preciso dizer que te amo” e “Homens invisíveis”, seguidos por uma roda de conversa com o “boyceta” e arteiro Oliver Leticia Fernandes e o barman Enzo Lopes, com mediação da estudante de Jornalismo da UEL Fabiana Groto Silva.

“João Nery/LGBT+60: Corpos que resistem” é o primeiro episódio de uma série do projeto “Colabora: Jornalismo Sustentável”, idealizada pelo jornalista Yuri Fernandes. O episódio conta a história do escritor e psicólogo João Nery, que foi o primeiro homem trans a fazer cirurgia de redesignação sexual no Brasil.

“Preciso dizer que te amo” é um documentário dirigido por Ariel Nobre, em parceria com a produtora Bruta Flor Filmes. O tema da obra é a luta contra o suicídio de pessoas transgênero, mostrando a relação de jovens trans com o corpo, a vida e o sagrado.

Divulgação.

“Homens invisíveis” também é um documentário e foi dirigido por Luis Carlos de Alencar. O curta trata sobre a situação de pessoas transmasculinas em prisões e, por meio de análises de pesquisadores e histórias de vida, traz reflexões sobre os problemas causados por transfobia, preconceito e discriminação.

Cine Diversidade

Os encontros do Cine Diversidade são realizados mensalmente, com exibição de filmes queer e rodas de conversa, buscando debate sobre questões antimachistas, antirracistas, anticapacitistas e anticoloniais.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.