UEL promove 2º Fórum AEX e apresenta novidades no sistema de creditação da extensão
UEL promove 2º Fórum AEX e apresenta novidades no sistema de creditação da extensão
Evento debateu o avanço da creditação da extensão, bem como as novas ferramentas e regulamentações implementadas na instituição.A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizou no dia 21 de agosto o 2º Fórum Permanente de Acompanhamento, Discussão e Avaliação da Creditação da Extensão (AEX). O evento aconteceu na Sala de Eventos Dr. Waldyr Gutierrez Fortes, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e foi promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) e de Planejamento (Proplan).
O encontro reuniu docentes, estudantes, gestores e representantes de diferentes áreas acadêmicas para debater o avanço da creditação da extensão, bem como as novas ferramentas e regulamentações que vêm sendo implementadas na instituição.
A programação contou com os seguintes temas: Novas regulamentações: programas e projetos, empresas juniores, cursos e eventos; Novas funcionalidades do sistema de creditação da extensão; e Acompanhamento da implantação da creditação curricular da extensão. Entre as novidades, houve o lançamento de um manual prático de utilização, em breve disponível no site da Proex, e reúne respostas para dúvidas frequentes de docentes e estudantes.
Convidada para o evento, a reitora da UEL, Marta Favaro, destacou a relevância do espaço de diálogo. “Os fóruns têm um papel importantíssimo, que é o de reavivar algumas das regulações que temos sobre a creditação da extensão, mas, mais do que isso, a possibilidade de troca de experiências. Fico muito feliz de fazer parte da UEL, porque posso dizer com tranquilidade que a extensão que estamos fazendo é a verdadeira extensão”, avalia. Ainda completou: “Pensar que o estudante tem a possibilidade de estender seus braços para outros espaços que não o da universidade para se formar enquanto profissional é um diferencial que oferecemos”.
Desde o início das discussões, a Universidade vem consolidando esforços para implantar a creditação da extensão de forma estruturada e transparente, garantindo orientação para toda a comunidade acadêmica. O 2º Fórum AEX reforçou o compromisso institucional em alinhar teoria e prática, aproximando a formação dos estudantes das demandas da sociedade.
Novidades no sistema de creditação
O diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Proex, Paulo Liboni, apresentou três grandes novidades no fórum. A primeira delas foi o Manual dos sistemas de creditação da extensão, um documento prático, com instruções simplificadas e imagens, que orienta estudantes, docentes e agentes universitários na utilização dos diferentes módulos do sistema.
Depois, apresentou o Módulo de relatório de projetos indicados, que permite visualizar, de forma pública e transparente, quais projetos estão vinculados a quais cursos de graduação. Na sequência, a última novidade: o Módulo de acompanhamento das horas de creditação, que possibilita que coordenadores de Colegiado e da AEX monitorem o cumprimento das horas de extensão de cada estudante, filtrando informações por série e tipo de AEX (cumprida, livre ou indicada).
“Construímos todo um ecossistema de gestão da creditação da extensão para facilitar a vida de todos — docentes, estudantes e agentes universitários. As novas ferramentas acrescentam transparência e eficiência ao processo”, disse Liboni.
Segundo o diretor, a UEL foi convidada para apresentar seu sistema de creditação da extensão em uma reunião com coordenadores de colegiado de instituições públicas e privadas do Paraná, evidenciando o destaque da universidade no tema.

Novas regulamentações
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Zilda de Andrade, destacou o percurso da Universidade na construção das normas que orientam a creditação da extensão. De acordo com ela, o processo exigiu um planejamento cuidadoso e a atualização de diferentes resoluções.
“No processo de creditação da extensão, nós fizemos o planejamento de algumas adequações. Começamos com a política de extensão, que foi discutida e atualizada em 2019; depois fizemos uma discussão envolvendo a base, todos os Departamentos, Centros de Estudos, câmaras e, principalmente, discussões conjuntas entre a Câmara de Extensão e a de Graduação, para regulamentar a creditação curricular da extensão. Essa resolução é a que dá a diretriz para todas as atividades que envolvem a creditação”, explicou.
Entre os principais avanços, Zilda ressaltou a criação, em 2022, da resolução que regulamenta o papel dos coordenadores de AEX, além da atualização das normas de projetos e programas de extensão. Outra importante ação foi a inclusão das empresas juniores na política de extensão, realizada este ano.
“Dentro dessa nova regulamentação, nós sinalizamos a necessidade de criar um programa para as empresas juniores, que já era uma demanda da Câmara de Graduação. Assim, as ações dessas entidades poderiam ser regulamentadas pela PROEX e contar como atividades de extensão. Foi um avanço para a universidade e uma reivindicação antiga dos coordenadores das empresas juniores e das câmaras”, destacou.
Zilda lembrou ainda da revisão na regulamentação de cursos e eventos, que agora garante certificados gratuitos para atividades sem cobrança de taxa de inscrição. O objetivo, segundo ela, é incentivar a formalização e ampliar a oferta de cursos e eventos de extensão.
(*Bolsista na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade)