Projeto usa cinema para discutir equidade e acolhimento na saúde

Projeto usa cinema para discutir equidade e acolhimento na saúde

PET- Saúde Equidade promove exibições gratuitas de curtas-metragens que aproximam a comunidade dos debates sobre equidade, saúde e direitos humanos

O PET-Saúde Equidade surgiu como iniciativa do Ministério da Saúde que contempla todos os estados do Brasil, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem fortalecido o diálogo entre universidade e sociedade ao promover ações que valorizam as trabalhadoras e os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentivam a equidade em diferentes contextos.

Com foco na inclusão, o projeto se estrutura em três eixos principais: a valorização das profissionais e futuras profissionais do SUS sob a perspectiva das interseccionalidades como raça, etnia, gênero, sexualidade, religião e deficiência, a discussão sobre saúde mental e violências relacionadas ao trabalho, e o acolhimento de pessoas que gestam e maternam, incluindo homens trans e outras pessoas gestantes.

O PET-Saúde Equidade reúne estudantes bolsistas de dez cursos que desenvolvem ações interdisciplinares voltadas à promoção da diversidade e à reflexão sobre as práticas de cuidado na saúde coletiva.

Entre as atividades promovidas, a mostra “Curta Equidade” tem se destacado como um espaço de formação e sensibilização comunitária. A proposta é exibir um curta-metragem por mês, escolhido a partir de temas discutidos nas reuniões do projeto e em parceria com coletivos e grupos participantes. As obras selecionadas dialogam com datas de visibilidade, memória e atenção a pautas sociais.

As sessões são realizadas no Sindicato dos Bancários de Londrina, são gratuitas e abertas ao público. O objetivo é aproximar a comunidade dos debates sobre saúde, diversidade e direitos humanos, promovendo uma reflexão acessível e participativa.

O Curta Equidade já contou com duas exibições: a primeira em agosto e a segunda em outubro, com o tema “Saúde Mental e Violência”, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.

Para além de um espaço de exibição e entretenimento, o projeto busca ampliar o alcance das discussões acadêmicas e contribuir para uma sociedade mais informada, empática e acolhedora.

Sessão do “Curta Equidade” exibida no Sindicato dos Bancários de Londrina (Foto: Laurito P. de L. Filho)

*Estagiária de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.