Mostra de produtos criados por idosos marca encerramento das atividades da UNATI em 2025

Mostra de produtos criados por idosos marca encerramento das atividades da UNATI em 2025

Evento destacou o protagonismo e as habilidades criativas dos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade

No último dia 2, a UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) promoveu uma Mostra de Produtos na sala 685 do CECA, protagonizada pelos próprios participantes do grupo.  Os idosos expuseram ao público itens produzidos por eles mesmos, incluindo comidas, artesanatos, pinturas, crochês e bonecas de pano.

A Mostra reuniu oito exposições, nas quais cada participante teve cerca de sete minutos para apresentar suas peças e compartilhar o processo de criação. Ao final, o público pôde circular pelo espaço, interagir com os expositores e experimentar os produtos disponíveis.

O evento reforça a preocupação da UNATI em promover ações que valorizem o protagonismo, a autonomia e o papel social da pessoa idosa, criando oportunidades para a geração de renda e que seus conhecimentos, habilidades e trajetórias sejam reconhecidos e compartilhados.

Elena Carvalho, participante assídua da UNATI e chefe de cozinha especializada em gastronomia personalizada, conta sobre como foi apresentar seu trabalho: “Foi muito interessante ter a chance de mostrar aos participantes, coordenadores e estagiários os alimentos que eu produzo, as formas de apresentação e de entrega ao cliente. Também foi um momento de reencontro com a maneira que escolhi para divulgar meu trabalho. Relembrei como criar e apresentar slides, algo que fiz por mais de 15 anos nos treinamentos que ministrei. A UNATI sempre nos desafia e isso faz toda a diferença”, relatou.

Pinturas da artista Lia Salvany
Trabalhos da artista Ceiça Abade

Além disso, a artesã Ceiça Abade cita que participar da mostra foi muito importante para ela. “Eu jamais imaginei apresentar meu trabalho em um lugar como a UEL. No início, até fiquei um pouco inibida com o convite, mas, como já me sinto em casa ali, acabei relaxando e aproveitando a oportunidade”, contou.

É importante destacar que todas as atividades promovidas pelo programa são gratuitas e abertas à comunidade idosa de Londrina e região. Para participar, basta entrar em contato pelo WhatsApp (43) 3371-5480 e acompanhar as datas e horários das ações realizadas semanalmente. O Instagram do projeto também funciona como canal oficial de comunicação, onde são divulgadas informações, atualizações e conteúdos audiovisuais sobre as atividades da UNATI.

As participantes Eliane Fiuji e Tereza Locução, que levaram doces caseiros
(Fotos: Guilherme Deliberali, estudante do 2o ano de jornalismo)

*Estudante do 2o. ano de Jornalismo da UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.