Chegada de ingressantes no HU/CCS é marcada por ações afirmativas

Atividade reuniu estudantes no Anfiteatro do CCS. Recepção encerra nesta sexta-feira (5).

O Hospital Universitário (HU/UEL) promoveu, nesta terça-feira (2), a recepção dos novos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O encontro de integração entre os calouros aconteceu no Anfiteatro do HU e contou com a presença da pedagoga Marleide Rodrigues, a estudante de Pedagogia Thainara Assis Pereira e o estudante de Medicina Rodrigo Tupã Luis, que falaram sobre Diversidade e Ações Afirmativas na UEL. Não por acaso, o lema da semana de recepção dos ingressantes de 2022 é “Antes de Tudo #EuRespeito”, com foco na conscientização do sistema de cotas da Universidade e na importância do combate ao racismo e outros preconceitos.

Durante a palestra, a pedagoga Marleide Rodrigues explicou sobre a diversidade e preconceito, após apresentar um trecho da canção “Paratodos”, de Chico Buarque, aos estudantes:

“O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro”

Os estudantes Thainara Assis e Rodrigo Tupã falam sobre a importância da política de cotas da Universidade (Agência UEL)

Além da palestra de conscientização sobre a diversidade, os alunos participaram de atividades integrativas e conheceram a atividade do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) do Centro, que consiste em oferecer acolhimento e prevenção de saúde mental para os estudantes e professores.

A semana de recepção termina na sexta-feira (5), com um Jantar de Gala no Restaurante Universitário (RU).