HU e AEHU assinam pacto de Preservação Ambiental

HU e AEHU assinam pacto de Preservação Ambiental

Evento contou com palestras sobre sustentabilidade e preservação do ambiente, além de temas como desperdício e reciclagem.

Assessoria de Imprensa do HU

Agência UEL


Em solenidade nesta terça-feira (9), no anfiteatro do Hospital Universitário (HU/UEL), que marcou os 51 anos da instituição, a comissão nomeada pelas diretorias do HU e direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realizou a abertura oficial da campanha Sustentabilidade e Preservação Ambiental do HU e AEHU-UEL”. Durante a solenidade, a superintendente, Vivian Feijó; a diretora do CCS, Sarah Nancy de Souza; o diretor Clínico, Alcindo Cerci Neto; a diretora de Enfermagem, Iara Secco; e a diretora Administrativa, Daiane Cardoso, assinaram o Pacto de Preservação Ambiental.

No evento, foi realizada uma palestra com a enfermeira Renata Belei, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Na ocasião, os servidores foram conscientizados de que resíduos têm valor e que podem ser transformados em outros produtos se descartados de maneira correta. Também foram conscientizados sobre desperdício, reciclagem e descarte de plásticos, que trazem malefícios à natureza e à saúde da população.

Em seguida aconteceu a apresentação sobre a cooperativa Coopermudança, responsável por recolher o lixo reciclável do HU, pela enfermeira Maria Cristina Paduan, encarregada da Ambiência e Higiene Hospitalar. A cooperativa é composta por catadores de materiais recicláveis e sustenta cerca de 30 famílias com a renda adquirida pela reciclagem. O HU envia em média oito caminhões por mês com materiais, o que compõe 60% da renda da cooperativa.

Diretoria do HU em evento pela preservação ambiental (Agência UEL)
Servidores foram conscientizados sobre desperdício, reciclagem e descarte de plásticos, que trazem malefícios à natureza e à saúde da população (Agência UEL)

Após a solenidade, começam as atividades programadas para a conscientização, como o Concurso de Conscientização Interunidades, a distribuição de placas de identificação de lixeiras, mural informativo no hall do Hospital, sensibilização no refeitório, hall e unidades e assinatura do Pacto de Preservação Ambiental do HU e AEHU. Além disso, será iniciado o jogo online da lixeira das Unidades, no qual cada Unidade deve ter um tutor responsável para supervisão.

Cada tutor será responsável pela lista de presença do Jogo da Lixeira; pela supervisão da aplicação do Jogo da Lixeira; realização de treinamento de pelo menos uma pessoa da unidade; e realizar a conferência das placas de identificação das lixeiras fornecidas pela DEPE. O tutor também deverá realizar o Checklist de Avaliação da Sustentabilidade. Confira o Manual do Tutor na íntegra.

Leia também