Governo do Estado recebe projeto de implantação da nova maternidade do HU

Projeto de implantação do Hospital da Mulher e da Criança, que integrará o HU, deve ampliar e qualificar as condições de infraestrutura obstétrica e neonatal.

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta semana um projeto para a implantação do Hospital da Mulher e da Criança, unidade que integrará o Hospital Universitário de Londrina. Ele foi elaborado pela equipe técnica do HU, a pedido da reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e entregue pelo seu vice-reitor, Airton José Petris. Agora, sua viabilidade será analisada pelo Governo Estadual.

Com o objetivo de ampliar e qualificar as condições de infraestrutura obstétrica e neonatal, a unidade está projetada para ser instalada no espaço físico que foi utilizado, durante a pandemia, como Hospital de Retaguarda do HU, permitindo potencializar a capacidade de atendimento materno de toda a 17ª Regional de Saúde, que abrange 21 municípios.

Inicialmente, o projeto enviado prevê a adição de 39 leitos destinados a procedimentos obstétricos e neonatal, elevando a atual capacidade para 88 leitos. Além disso, a proposta também menciona a criação de duas salas operatórias, algo inexistente no hospital. Embora a unidade já seja reconhecida como uma referência no atendimento em gestação de alto risco, a implantação da maternidade melhorará os serviços prestados, garantido mais qualidade e acesso.

“O HU é um grande parceiro do Estado, que inclusive prestou um papel heroico durante os momentos mais duros da pandemia. Agora, a Sesa irá avaliar o documento, determinando os pontos viáveis e garantindo andamento a esse processo tão importante para a região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“A entrega desta proposta representa um passo importante na direção daquilo que acreditamos ser fundamental não somente para expandir a oferta de atendimento, mas garantir a continuidade da atenção à gestante, puérpera e recém-nascido. Agradecemos ao secretário Beto Preto, que prontamente nos atendeu e que vai avaliar este pedido com a devida atenção”, destacou Petris.

HU/UEL

Único hospital público de grande porte da região Norte do Paraná, o HU/UEL é considerado um centro de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). Também é a ponte entre acadêmicos das áreas da saúde e o mercado de trabalho.

O HU está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL e, como hospital-escola, tem papel fundamental na prática do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, servindo ainda como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, além de programas de estágio em outras áreas, como Administração e Serviço Social.

Com informações da Seti.