Governo do Estado recebe projeto de implantação da nova maternidade do HU

Governo do Estado recebe projeto de implantação da nova maternidade do HU

Projeto de implantação do Hospital da Mulher e da Criança, que integrará o HU, deve ampliar e qualificar as condições de infraestrutura obstétrica e neonatal.

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta semana um projeto para a implantação do Hospital da Mulher e da Criança, unidade que integrará o Hospital Universitário de Londrina. Ele foi elaborado pela equipe técnica do HU, a pedido da reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e entregue pelo seu vice-reitor, Airton José Petris. Agora, sua viabilidade será analisada pelo Governo Estadual.

Com o objetivo de ampliar e qualificar as condições de infraestrutura obstétrica e neonatal, a unidade está projetada para ser instalada no espaço físico que foi utilizado, durante a pandemia, como Hospital de Retaguarda do HU, permitindo potencializar a capacidade de atendimento materno de toda a 17ª Regional de Saúde, que abrange 21 municípios.

Inicialmente, o projeto enviado prevê a adição de 39 leitos destinados a procedimentos obstétricos e neonatal, elevando a atual capacidade para 88 leitos. Além disso, a proposta também menciona a criação de duas salas operatórias, algo inexistente no hospital. Embora a unidade já seja reconhecida como uma referência no atendimento em gestação de alto risco, a implantação da maternidade melhorará os serviços prestados, garantido mais qualidade e acesso.

“O HU é um grande parceiro do Estado, que inclusive prestou um papel heroico durante os momentos mais duros da pandemia. Agora, a Sesa irá avaliar o documento, determinando os pontos viáveis e garantindo andamento a esse processo tão importante para a região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

“A entrega desta proposta representa um passo importante na direção daquilo que acreditamos ser fundamental não somente para expandir a oferta de atendimento, mas garantir a continuidade da atenção à gestante, puérpera e recém-nascido. Agradecemos ao secretário Beto Preto, que prontamente nos atendeu e que vai avaliar este pedido com a devida atenção”, destacou Petris.

HU/UEL 

Único hospital público de grande porte da região Norte do Paraná, o HU/UEL é considerado um centro de referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). Também é a ponte entre acadêmicos das áreas da saúde e o mercado de trabalho.

O HU está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL e, como hospital-escola, tem papel fundamental na prática do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, servindo ainda como campo de estágio para estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, além de programas de estágio em outras áreas, como Administração e Serviço Social.

Com informações da Seti.

Leia também