Hospital Universitário recebe novo tomógrafo no valor de R$ 2,4 milhões

Equipamento vai auxiliar no atendimento à população de Londrina e Macrorregional Norte. Nos últimos 12 meses, Hospital já realizou quase 26 mil tomografias.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU/UEL) recebeu, na tarde da última sexta-feira (26), o novo tomógrafo, adquirido e destinado ao hospital pela Associação Londrina Unida pelo HU (LUHU), que recebeu doação dos recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT) referente a uma multa indenizatória de ação ganha pelo Sindicato dos Bancários de Londrina e Região. O equipamento está avaliado em R$ 2,4 milhões.

Para a instalação do equipamento, o hospital precisou readequar a Unidade de Radiologia. Para tanto, investiu R$ 608,3 mil, de recursos próprios. O novo tomógrafo vai beneficiar a população atendida pelo SUS em Londrina e na Macrorregião Norte do Paraná.

A diretora superintendente do HU, Vivian Feijó, destacou a importância da entrega do equipamento para a saúde pública. Ela explicou que o HU já contava com um tomógrafo e, nos últimos 12 meses, realizou quase 26 mil exames
de tomografia, com pacientes internados e vindos de ambulatórios. Ressaltou que o
equipamento entregue traz avanços tecnológicos. “Com a entrega do tomógrafo, vamos poder não só qualificar as imagens, mas dar celeridade à realização de exames. É um presente para a saúde de Londrina e Região”, pontuou.

Equipamento, avaliado em R$ 2,4 milhões, vai auxiliar no atendimento a pacientes de Londrina e Macrorregional Norte do Paraná (Fotos: Marco Antonio Corbanez/Agência UEL)

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Fernando Pássari, afirmou que, apesar de o equipamento ter sido adquirido em consequência de uma situação negativa passada por trabalhadores, a possibilidade do valor da multa ter sido repassado para essa ação é algo positivo, que trará um ganho para a saúde da região.

A entrega contou com a presença dos diretores do HU Alcindo Cerci Neto (Clínico), Daiane Cardoso (Administrativa) e Iara Secco (Enfermagem); de Roseli Gil (LUHU); Ogle Bacchi, da 17ª Regional de Saúde; representantes do Sindicato dos Bancários; representantes do Ministério Público do Trabalho; equipe da Divisão de Radiologia; chefes de departamentos; chefes de divisão; docentes e servidores da instituição.

Entrega reuniu representantes da Administração da UEL, HU, sindicatos e Ministério Público.