Coletivo Amigos do Hemocentro prepara campanha Junho Vermelho

Campanha incentiva doações em qualquer período do ano, no dia do aniversário do doador. Lançamento será na Câmara de Londrina, nesta quinta (1º)

O coletivo Amigos do Hemocentro, do Hemocentro Regional de Londrina (Rede Hemepar, localizado em prédio anexo ao HU) do Hospital Universitário (HU/UEL) lança, nesta quinta-feira (1º), a campanha de incentivo para a doação de sangue Junho Vermelho. Neste ano, o tema é “No seu aniversário, doe sangue!”. O objetivo da campanha é reforçar que cada gota de sangue doada, em todos os dias do ano, é importante.

O lançamento será em sessão na Câmara Municipal de Londrina, às 14h30, por proposição dos vereadores Lenir de Assis, Beto Cambará e Profª Sônia Gimenez, membros do coletivo. Na ocasião, também haverá entrega de diploma “Amigo do
Hemocentro” para empresas comprometidas com a causa da doação de sangue.
O coletivo é composto por membros da sociedade civil, empresários, políticos, gestores e trabalhadores da saúde com a coordenação do Hemocentro Regional de Londrina.

Segundo Fausto Trigo, coordenador do Hemocentro, a escolha do tema
teve como objetivo garantir que durante todo o ano o estoque do Hemocentro
fique abastecido, por isso o pedido para que as pessoas escolham o seu
aniversário como a sua data anual para doação sangue. Atualmente o
Hemocentro do HU atende 22 hospitais do SUS que integram a 17ª Regional de
Saúde, entre eles o Hospital do Câncer (ICL) e o Hospital Universitário de
Londrina.

Divulgação.

A ideia não é inédita e foi inspirada pela ação de alguns doadores. Um deles
é Adriana Pontin, estrategista de negócios em Londrina, que há alguns anos
convida seus amigos e familiares para comemorar seu aniversário fazendo a
doação de sangue. “Eu sei da importância da doação de sangue, por isso
contribuir com o Hemocentro é o melhor presente que eu recebo no dia do meu
aniversário”, afirma Pontin.

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio
Donizete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos
sábados, das 8h às 17h30. Para doar aos sábados, é necessário agendamento pelo site da Secretaria Estadual de Saúde. Mais informações pelo número (43) 99115-3927 ou pelos telefones 3371-2218 e 3371-2356.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho foi instituído por lei municipal em Londrina em 2017. O
mês foi escolhido pois no dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do
Doador de Sangue. Durante a campanha, haverá diversas atividades, como
divulgação de material gráfico, visita às escolas, atividades para conscientização
da importância da doação, entre outras.

As ações serão divulgadas pelo perfil no Instagram @hemocentrohu. A equipe do Hemocentro reforça que é possível doar mais de uma vez ao ano, mas para quem não tem essa disponibilidade, a doação anual já é muito importante.