Equipes do HU e Copel participam de roda de conversa sobre queimaduras

Equipes do HU e Copel participam de roda de conversa sobre queimaduras

Encontro online faz parte da campanha Junho Laranja, de prevenção a queimaduras em redes elétricas.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL


O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Universitário (HU) da UEL, promoveu uma roda de conversa sobre as principais causas de queimaduras por eletricidade e formas de prevenção. Os especialistas convidados foram Luiz Fernando Tibery Queiroz, médico cirurgião plástico do CTQ; Maria Carolina Bertan Barutta, médica intensivista do CTQ; Elisângela Flauzino Zampar, chefe de Enfermagem do CTQ; e Patrícia Maria Rodrigues da Veiga Damasceno, engenheira e gerente de Segurança do Trabalho da Companhia Paranaense de Energia (Copel), para uma produtiva roda de conversa sobre o tema.

A conversa faz parte da programação do CTQ do HU-UEL no Junho Laranja. A campanha, idealizada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), orienta sobre as formas de prevenção contra queimaduras. O mês foi escolhido pois o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras é celebrado em 6 de junho. O tema central deste ano é “Não se choque: eletricidade queima”.

A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n°47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. No período de 2015 a 2020, ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil. Os acidentes em redes elétricas foram responsáveis por 9.117 óbitos, 70% destes imediatos.

As principais vitimas são homens de 20 a 59 anos, grande parte relacionada a trabalhos autônomos ou até mesmo atividades informais do dia-a-dia, como a simples restauração de um eletrodoméstico. Sem a devida proteção, essas ações têm a capacidade de levar a sequelas graves, incluindo grandes amputações.

A roda de conversa está disponível também no Spotify do HU-UEL. A gravação e edição do vídeo são da Assessoria de Comunicação e Documentação Científica do HU.

Leia também