HU recebe aparelho para avaliação da função pulmonar

Aparelho é utilizado para fazer testes de função pulmonar e oferece avaliação mais detalhada da capacidade de volumes pulmonares de pacientes.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O Hospital Universitário (HU) da UEL vai aperfeiçoar o tratamento para doentes pulmonares. Um entendimento entre a Diretoria Clínica do Hospital Universitário (HU) da UEL, o Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar, do curso de Fisioterapia (CCS), o Serviço de Pneumologia, o Ambulatório de Especialidades (AEHU) e a Divisão de Fisioterapia do Hospital viabilizou a aquisição, por doação pelo Laboratório para o HU, de um moderno pletismógrafo (ou cabine de pletismografia). O aparelho é utilizado para realizar testes de função pulmonar e oferece uma avaliação mais detalhada da capacidade e de volumes pulmonares, em comparação com a espirometria.

O aparelho vinha sendo utilizado no Laboratório da Fisioterapia, coordenado pelo professor Fábio Pitta, em pesquisas desde 2014. Com a conclusão das pesquisas decidiu-se pela doação para o HU, no ano passado, e agora está à disposição do hospital para os exames e laudos encaminhados, principalmente pelo setor de pneumologia do AEHU e do HU, para testes no novo equipamento.

O pletismógrafo doado é dos mais modernos. Poucos hospitais públicos do Paraná têm à disposição o equipamento. “Esse exame é fundamental para determinar a presença de distúrbios nos processos ventilatórios, permitindo caracterizá-los de acordo com a doença em investigação. Enquanto a espirometria é um exame mais simples e útil no diagnóstico e acompanhamento de uma ampla variedade de doenças pulmonares, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar e outros, além de ser utilizado em avaliações pré-operatórias, a pletismografia destina-se ao diagnóstico de doenças pulmonares mais complexas em que a espirometria não é capaz de definir o tipo de distúrbio presente ou a gravidade, como nas intersticiopatias, enfisema pulmonar e asma que não responde bem ao tratamento prescrito”, explica a pneumologista Fátima Chibana.

“Além disso, a pletismografia também é indicada em casos de tabagistas, pois permite detectar alterações precocemente, bem como no acompanhamento de cirurgias pulmonares e na investigação de dispneia (falta de ar) e tosse persistente”, completa. Segundo Chibana, outro aspecto avaliado pela pletismografia é a troca de gases, a força da musculatura respiratória e a resistência das vias aéreas, fornecendo informações valiosas sobre o funcionamento respiratório global.

“O HU da UEL desempenhado um papel importante ao realizar esse exame, auxiliando diversas especialidades médicas a tomar decisões terapêuticas adequadas para cada paciente, levando em consideração a gravidade da doença e as condições específicas de cada indivíduo”, ressalta, principalmente pelo setor de pneumologia do AEHU e do HU.

Equipamento está à disposição para diagnóstico de doenças pulmonares mais complexas (Fotos: Marco Antonio Corbanez/HU)

Em resumo, afirma a pneumologista, “a pletismografia é uma ferramenta essencial no diagnóstico e seguimento de distúrbios respiratórios, fornecendo informações detalhadas que contribuem para o tratamento adequado e personalizado dos pacientes”.

Em um primeiro momento, o uso do novo pletismógrafo vai beneficiar os pacientes
encaminhados pelos médicos do HU e AEHU, mas, futuramente deverão ser estendidos para pacientes com encaminhamentos externos. Além disso, os acadêmicos terão mais esse campo de aprendizado.