Governo anuncia R$ 5 milhões em investimentos na nova Maternidade do HU

A unidade já está em operação, ao lado do Hemocentro. Expectativa é de que em 90 dias seja possível concluir a compra dos equipamentos.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, juntamente com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, oficializaram nesta quinta-feira (3) investimentos da ordem de R$ 5 milhões em infraestrutura e recursos humanos para operacionalizar a nova Maternidade do Hospital Universitário (HU) da UEL. Os recursos preveem R$ 3,7 milhões na aquisição de equipamentos e R$ 1,35 milhão ao mês para custeio de equipe especializada. Os investimentos foram anunciados durante cerimônia realizada nesta quinta pela manhã, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Londrina, na presença de dezenas de convidados e autoridades.

A nova unidade já está em operação, mas a expectativa é de que em até 90 dias seja possível concluir a compra dos equipamentos e realizar a contratação dos novos profissionais. O projeto da nova Maternidade tem cerca de 10 anos, sendo que a edificação, de quatro andares e situada ao lado do Hemocentro do HU, na rua Cláudio Donizete Cavalieri, na zona leste de Londrina, foi concluída em 2019, em plena pandemia.

A estrutura foi utilizado nos últimos anos para atendimento referencial a pacientes da Covid-19 e mereceu investimentos da ordem de R$ 20 milhões para a aquisição de leitos e demais equipamentos. A partir da operacionalização da Maternidade, o governo pretende reduzir a morbidade materno infantil e fetal impactando diretamente 22 municípios da Região do Médio Paranapanema (Amepar), embora o atendimento referencial deva beneficiar indiretamente mais de 90 cidades do estado.

Em seu pronunciamento, o governador em exercício enalteceu o trabalho realizado pela UEL nos setores da saúde, educação, formação de recursos humanos, que beneficiam o desenvolvimento do interior. Ele lembrou que esta realidade é distribuída em todas regiões paranaenses, por meio das sete universidades públicas estaduais.

Novamaternidade1
Novamaternidade6
Novamaternidade2
Novamaternidade3
Novamaternidade9
Novamaternidade4
Novamaternidade8
Novamaternidade5
Novamaternidade7
next arrow

Segundo Piana, o volume de doutores nas várias áreas do conhecimento acaba colocando o estado em um patamar diferenciado, que colabora para criar um ambiente de inovação e de atração de novas empresas. O governador em exercício elogiou o trabalho do secretário de saúde, Beto Preto, que há cerca de quatro anos coordenou toda a logística de combate à Covid-19 no Paraná. Entre as decisões governamentais, estava a estruturação de uma rede hospitalar que utilizou a infraestrutura dos hospitais públicos e da rede conveniada (hospitais filantrópicos).

Linha de frente

O secretário Beto Preto, por sua vez, lembrou que o HU da UEL foi uma das estruturas que esteve na linha de frente no combate à Covid, utilizando exatamente o prédio da Maternidade. O secretário frisou que o Paraná se fortalece com uma política de atendimento de saúde descentralizada, daí a decisão de investir em uma unidade específica para atendimento referencial da gestante e de recém-nascidos.

“Compreendemos o HU da UEL como um hospital de assistência e de ensino. Essa é a grandeza e o grande diferencial”, definiu o secretário. Ele anunciou, ainda, recursos para a estruturação de um ponto descentralizado de coleta de sangue do Hemocentro do HU, que deverá funcionar na Rua Hugo Cabral, no centro de Londrina, onde ficou parte das instalações da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU). Durante a solenidade, Beto Preto também confirmou investimentos para a reforma completa da sede do Hemocentro, localizada anexa ao HU, e que atende mais de 20 hospitais da região.

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, que compareceu acompanhada do vice-reitor, Airton Petris, agradeceu às autoridades lembrando a extensão do Hospital Universitário, unidade 100% SUS, referência no atendimento de alta complexidade. Ela destacou que o projeto da Maternidade data de 2012, e representa um ideal de professores e profissionais do CCS que compreendem a importância em oferecer um atendimento especializado a gestantes. Confira a entrevista com a reitora da UEL abaixo:

Em maio passado, a Administração da UEL apresentou um projeto para a implantação da Maternidade detalhando a necessidade de ampliar a infraestrutura para cirurgias de alta complexidade e para o atendimento especializado. O HU da UEL é referência no atendimento de gestantes de alto risco e a nova unidade agregará significativa melhora no serviço.

Já a diretora superintendente do HU, Vivian Feijó, afirmou que a nova unidade aumenta em mais 90% a capacidade de atendimento à gestantes, a partir da operação de duas novas salas cirúrgicas, de uma UTI Neonatal e na contratação de cerca de 170 novos profissionais especializados. A Maternidade deverá contar com 88 leitos. A partir de agora a diretoria do HU deverá realizar os procedimentos para contratação de pessoal e para a aquisição de equipamentos.

Presenças

Diversas autoridades participaram do anúncio da Maternidade do Hospital Universitário, como o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; de Arapongas, Sérgio Onofre, representando a Amepar; a deputada federal Luiza Canziani; e o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM,) Leandro Vanalli. Também estiveram presentes professores e profissionais do Hospital Universitário, além dos deputados estaduais Tercilio Turini, Cobra Repórter, Thiago Amaral, Evandro Araújo e Cloara Pinheiro. Representantes de entidades, hospitais públicos e privados também prestigiaram o anúncio.