I Simpósio de Doação de Órgãos encerra campanha Setembro Verde do HU

Evento reuniu cerca de 250 envolvidos e encerrou campanha educativa, que se estendeu durante todo o mês com ações no CCS e Hospital.

O I Simpósio de Doação de Órgãos do Hospital Universitário (HU) da UEL marcou o encerramento da campanha Setembro Verde do Hospital. O evento reuniu cerca de 250 envolvidos na noite da última quinta-feira (28), no anfiteatro do HU, e foi organizado pela Divisão de Ensino e Pesquisa (Depe) e a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição. A campanha é nacional e foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) pela lei nº 11.584, em 2017.

O Simpósio foi direcionado a profissionais da saúde e tratou da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos que melhoram a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas ou em estado crítico, além dos aspectos técnicos da doação. A abertura contou com a presença do diretor Clínico do HU, Alcindo Cerci Neto, e da representante da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), Franciele Cristina Castelhone.

Os tópicos abordados foram “Diagnóstico de morte encefálica”, palestrado pela médica Raquel Inácio Prado; “Comunicação de más notícias”, com a psicóloga Caroline de Castro Lima; e “Manutenção do potencial doador de órgãos”, com o enfermeiro Percival Guimarães.

HUsimposioorgaos5
HUsimposioorgaos6
HUsimposioorgaos7
HUsimposioorgaos4
HUsimposioorgaos1
HUsimposioorgaos3
HUsimposioorgaos2
next arrow

Os inscritos doaram 1 kg de alimento à Casa de Apoio Amigos do HU, organização que recebe pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade, que vêm de outras cidades e não conseguem arcar com os custos de permanência em Londrina. Foram arrecadados, ao todo, 273 kg de alimentos.

A equipe do Hospital Universitário promoveu ações educativas durante todo o mês de setembro. O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o SUS é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país. O Paraná é um dos estados líderes nacionais em transplantes.