Primeira prótese total é entregue e devolve sorriso a idoso internado no HU
Primeira prótese total é entregue e devolve sorriso a idoso internado no HU
Serviço de Odontologia Hospitalar do HU implantou prótese no paciente Hermino Borges, que terá melhora de qualidade de vida após 15 anos.O Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário (HU/UEL) confeccionou e entregou a primeira prótese dentária total, marcando um momento significativo na vida de Hermino Borges, paciente de 60 anos internado na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). “Com um sorriso renovado, Borges pôde finalmente superar os desafios enfrentados ao longo de 15 anos sem dentes, proporcionando-lhe não apenas uma transformação estética, mas também melhorias significativas em sua qualidade de vida”, conta a enfermeira Erica Pereira, coordenadora de Enfermagem da UCP.
Conforme a cirurgiã-dentista Joyce Yamada Leoncio, envolvida no processo, o indivíduo sem dentes enfrenta diversos obstáculos no dia a dia, desde questões estéticas até questões funcionais, como baixa autoestima, fonação e mastigação. Para ela, os impactos dessa mutilação se relacionam, ainda, com o campo nutricional e sistêmico, visto que a falta de dentes dificulta o consumo de alimentos duros e fibrosos, como frutas, vegetais, carne, dentre outros. Especialmente em indivíduos hospitalizados, uma alimentação pouco variada e pobre em vitaminas, sais minerais e proteínas, pode ser um fator de risco para alterações sistêmicas, como perda de peso, anemia, diabetes.
Joyce destaca a importância da atuação do cirurgião-dentista em ambientes hospitalares: “A reabilitação bucal contribui com a integridade física, funcional, estética e psicossocial do paciente hospitalizado, pois possibilita a prevenção de deficiências nutricionais através da restauração da função mastigatória e, assim, auxiliar na recuperação da saúde geral e, acima de tudo, proporcionar qualidade de vida e dignidade do indivíduo reabilitado com prótese dentária”, explica.
A entrega da primeira prótese total representa um marco não apenas para Hermino Borges, mas também para o comprometimento do HU em promover a saúde integral de seus pacientes. “O sorriso renovado desse paciente é um testemunho da importância da odontologia hospitalar na restauração não apenas dos aspectos físicos, mas também da autoestima e dignidade daqueles que recebem esse cuidado especializado”, destaca Magali Godoy, chefe da Divisão de Internamento do HU.