Hospital Universitário registra número recorde de cirurgias em 2023

HU realizou 14.128 procedimentos, montante que se aproxima do evidenciado antes da pandemia. Em 2022, foram feitas 12.177 cirurgias.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL

O número de cirurgias realizadas no Hospital Universitário (HU) da UEL em 2023 bateu recorde histórico, chegando a 14.128. O dado compreende as cirurgias realizadas no Centro Cirúrgico, as eletivas e de emergência, na Hemodinâmica, na sala de cirurgias do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e nas salas de pequenas cirurgias do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU). Em 2022, início do pós-pandemia, já se esboçava a normalização dos atendimentos em cirurgias no Hospital: naquele ano, foram registradas 12.177 cirurgias. O número já foi próximo do observado em 2019, antes da declaração da pandemia de Covid-19, em 2020.

Com as restrições impostas pela pandemia, o número passou de 11.281, em 2019, para 8.338 em 2020 e 9.577 em 2.021. As barreiras para fazer frente à pandemia foram sendo derrubadas ano a ano, também com a redução gradual da infecção por Covid. “Os números mostram a força do HU da UEL na rede de atendimento no pós-pandemia. É o resultado dos investimentos, tanto em tecnologia como em recursos humanos, aplicados na área cirúrgica. A participação da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e de outros apoiadores foi muito importante”, afirma a diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó.

A normalização nos procedimentos em cirurgias é reflexo da volta à normalidade também nos demais setores do HU, como na internação, exames laboratoriais e de imagens, e na própria infraestrutura.

A pandemia foi um fator impulsionador do investimento do Governo do Estado no HU da UEL, para fortalecer a condição de referência no Paraná em situações epidemiológicas de risco. Com isso, ampliou-se o número de leitos, os equipamentos foram modernizados e as UTIs receberam melhorias. Parte dessa ampliação foi incorporada ao hospital: o número de leitos passou de 291 em 2019 para os 400 atuais. Leitos de UTIs saltaram de 38 (incluindo a Pediátrica, Adulto, Neonatal e CTQ) para 94, entre diversos outros melhoramentos.