Hospital Universitário da UEL bate recorde de atendimentos em 2023

Hospital registrou maior número de consultas médicas desde 2007: 37.579. Média diária foi de 103 por dia.

O Hospital Universitário (HU) da UEL registrou uma série de recordes em atendimentos durante o ano de 2023, aponta relatório recente feito pela Divisão de Arquivo Médico e Estatística do HU.

O destaque em volume de atendimentos ficou com o Pronto Socorro. O número de consultas médicas foi o maior registrado desde 2007: 37.579, o que representa um aumento de 23,3% em relação ao ano anterior (30.472). As consultas médicas e não médicas realizadas no período somam 67.155, um aumento de 19% em relação aos índices de 2022 (56.185). A média diária de atendimentos foi de 103 atendimentos/dia, aumento de 28,7% em relação a 2022 (80 atendimentos/dia) reafirmando a importante participação do HU na rede atenção em saúde.

Nas unidades de internação, foram realizadas 20.011 internações em 2023, o maior volume registrado no Hospital até hoje, com aumento de 7,5% em relação a 2022 (18.618 internações). A média de pacientes/dia referente ao ano de 2023 (371,2) também foi a maior registrada na instituição, o que representou um aumento de
0,5% em relação a 2022 (369,5). Em 2023, a capacidade instalada de leitos no Hospital chegou a 430, variando de acordo com a melhora dos pacientes encaminhados.

A média de permanência geral dos pacientes internados em 2023 foi de 6,8 dias, com queda em relação a 2022 (7,2 dias). Isso possibilitou maior “giro” de leitos entre os pacientes, confirmando a boa gestão operacional e assistencial dos leitos, que conta com a dedicação e o apoio importante dos times das unidades de internação, Núcleo Interno de Regulação e Serviço de Agendamento de Procedimentos Eletivo. Destaque para a taxa de ocupação média do Hospital: 90,1%, sendo 85,7% em 2022, comprovando a eficiência do serviço.

As consultas ambulatoriais também apresentaram crescimento, tanto as médicas e não médicas – incluindo a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (Dasc), no Campus Universitário. Em 2022, o total de atendimentos foi de 144.426; em 2023, com aumento de 8,3%, foram registradas 156.345 consultas. No apoio clínico destacam-se os exames do Laboratório de Análises Clínicas, onde os achados denotam a maior taxa de produção já registrada no HU-UEL, contabilizando 1.950.659 em 2023, um aumento de 6,4%.

Ainda no apoio e diagnóstico os números de exames foram crescentes: tomografia (29.915), ultrassonografia (23.397) e raios-X contrastado/não contrastado (72.454), representando um aumento de 26,5%, 38,9% e 18,3% respectivamente.

Na área materno infantil, o número de partos realizados em 2023 foi de 1.828, o maior desde o ano de 1991, representando 9,4% de aumento em relação a 2022, quando o total de partos foi 1.671. O total de pacientes cirúrgicos em 2023 também foi o maior registrado no Hospital contabilizando 14.128, um aumento de 16% em relação ao ano de 2022 (12.177).

Compromisso com a comunidade

A diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó, reafirma o compromisso da administração do Hospital perante à comunidade interna e sociedade civil organizada, na busca por condições que incrementem melhorias significativas nas diversas áreas do hospital. A intenção, segundo a superintendente, é ampliar ainda mais a entrega de resultados com foco na população, colaboradores, docentes e alunos, fazendo valer a pena o trabalho incansável para recompor o parque tecnológico do Hospital.

Diretora-superintendente do Hospital, Vivian Feijó, destaca o compromisso do Hospital em oferecer o melhor atendimento à comunidade, aliado à pesquisa (Agência UEL).

Feijó afirma que a integração entre serviço e academia foi fundamental para
a elaboração de estratégias de enfrentamento dos desafios, aliados ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) das quatro diretorias (Clínica, Administrativa, de Enfermagem e Superintendente). Da mesma forma, ressalta o apoio administrativo da UEL, a retaguarda financeira e orçamentária do Governo do Estado do Paraná, em especial da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), na manutenção do funcionamento dos diversos serviços prestados pelo HU-UEL.

A superintendente destaca que a atual gestão do hospital pauta-se pela
humanização da atenção à saúde, garantia do acesso, na qualidade da assistência e na efetividade dos serviços. Prima pela eficiência e transparência na aplicação dos recursos por meio de ações de melhorias contínuas, monitoramento, controle e avaliação de processos e resultados.

“Diante dos resultados, a direção agradece a cada aluno, professor e servidor que realiza seu trabalho na assistência em Saúde, sem perderem o foco da missão, visão e valores, que são a materialização indissociável do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, tornando-os motivados para superar qualquer desafio, graças ao comprometimento das equipes que, com dinamismo, não se cansam de buscar por melhores estratégias que aperfeiçoem seus serviços e aprimorem a experiência do paciente”.

Vivian Feijó, diretora-superintende do HU-UEL.