HU/UEL recebe da Anvisa certificação de adesão plena a práticas de segurança

HU/UEL recebe da Anvisa certificação de adesão plena a práticas de segurança

Objetivo foi promover troca de informações e experiências entre participantes dos hospitais do estado.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL


O Hospital Universitário (HU/UEL) recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos últimos dias 10 e 11 de abril, uma certificação de adesão plena às práticas de segurança com o paciente. A premiação ocorreu em evento em Curitiba, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM) e contou com participação de cerca de 260 profissionais que atuam no Núcleo de Segurança do Paciente. O HU da UEL foi um dos seis serviços classificados como de adesão plena às práticas de segurança no Estado do Paraná.

O objetivo do evento foi promover a troca de informações e experiências entre os participantes com temas correlatos às boas práticas de segurança do paciente, fortalecendo assim a qualidade na assistência, em instituições públicas, filantrópicas e privadas.
 
O seminário foi dirigido a hospitais que participam da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Anvisa. O Paraná possui 128 hospitais com UTI, dos quais 117 (91%) aderiram voluntariamente à avaliação nacional realizada pela Anvisa no ano de 2023. Em relação aos serviços de diálise, todos os 48 estabelecimentos existentes no Estado (100%) aderiram à avaliação.

Certificado confere ao HU/UEL selo de “adesão plena” às Práticas de Segurança do Paciente, relativo ao ano de 2023 (Divulgação).

Durante o evento foram abordados diferentes temas, como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência, notificação de eventos adversos e os desafios da inclusão do familiar como membro parceiro para a assistência segura.
 
De acordo com a administração do Hospital, a indicação do HU da UEL corrobora todos os esforços de cada profissional de saúde, administrativo e de apoio para o alcance desta excelente pontuação, o que demonstra a maturidade da cultura de segurança alcançado ao longo dos 52 anos de existência da Instituição. Importante destacar que é a segunda vez que o Hospital recebe a certificação de boas práticas pela Anvisa.
 
”Somos destaque por conseguir uma adesão plena tão significativa do HU-UEL na Avaliação de Segurança do Paciente, da Anvisa, o que endossa todo o cuidado qualificado e seguro ao paciente, que deve sempre ser uma prioridade. As atividades reforçam cada vez mais o compromisso qualificado, seguro e humanizado de todas as equipes em nossa Instituição”, afirmou Vivian Feijó, superintendente do HU.

Leia também