Hospital Universitário inicia campanha Junho Vermelho de doação de sangue

Lançamento da campanha movimentou autoridades da UEL e do HU, além de membros da sociedade civil, empresários e políticos na manhã desta segunda (3).

Começou nesta segunda-feira (3), com lançamento no Hemocentro Regional de Londrina (HRL), do Hospital Universitário (HU) da UEL, a Campanha Junho Vermelho. A campanha do Hemocentro de incentivo à doação de sangue é promovida pelo Coletivo Amigos do Hemocentro, que é composto por membros da sociedade civil, empresários, políticos, gestores e trabalhadores da educação e da saúde e com a coordenação geral do Hemocentro Regional do Londrina, do HU/UEL. A Câmara Municipal de Londrina, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Educação de Londrina também são parceiros da campanha.

O vice-reitor da UEL, Airton José Petris, a diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó, as diretoras do Hospital, Iara Secco (Clínica) e Daiane Cardoso (Administrativa), membros do Coletivo Amigos do Hemocentro, da Câmara Municipal de Vereadores, da Secretaria Municipal de Educação e vários convidados prestigiaram o evento.

O coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, deu as boas-vindas e traçou as linhas
gerais da campanha. Também discursaram a diretora-superintendente do HU, o vice-reitor, os vereadores Flávia Cabral e Beto Cambará e a secretária municipal de Educação, professora Maria Tereza.

O Junho Vermelho vai se estender por toda a cidade, como parte oficial de
campanha municipal. A programação conta, também, com um evento alusivo em sessão da Câmara de Vereadores de Londrina, no dia 13 de junho, por proposição dos vereadores Lenir de Assis, Beto Cambará, professora Sonia Gimenez, Emanuel Gomes e membros do Coletivo, além de recepção especial aos doadores, no dia 14, no Hemocentro, pelo Dia Mundial do Doador de Sangue.

Equipe do Hemocentro Regional de Londrina. Campanha iniciada nesta segunda visa aumentar os estoques de sangue doado ao Hemocentro (Fotos: Assessoria HU).

Hemocentro

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU (Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 17h30. Para doar durante os sábados, é necessário realizar agendamento no site. Durante a semana, não é preciso agendar para doar. Mais informações pelo WhatsApp (43) 99115-3927 ou pelos telefones (43) 3371-2218 ou (43) 3371-2356.

O Junho Vermelho foi instituído por lei municipal de Londrina em 2017. O mês foi escolhido pois, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante a campanha, haverá diversas atividades, como divulgação de material gráfico, visita às escolas, atividades para conscientização da importância da doação, entre outras.

As ações serão divulgadas pelo perfil no Instagram @hemocentrohu. A equipe do Hemocentro reforça que é possível doar mais de uma vez ao ano, mas para quem não tem essa disponibilidade, a doação anual já é muito importante.