HU da UEL inicia Campanha Junho Laranja contra queimaduras

HU da UEL inicia Campanha Junho Laranja contra queimaduras

Hospital vai promover tradicional concurso de desenhos do CTQ. Neste ano, tema da campanha é "Queimaduras na minha casa não"

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Universitário (HU) da
UEL, promove neste mês a Campanha Junho Laranja, para orientar sobre as formas de prevenção contra queimaduras. A escolha do mês ocorre devido ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado nesta quinta (6). A campanha é nacional e concebida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O tema central deste ano é “Queimaduras na minha casa não”.

Segundo a SBQ, anualmente cerca de um milhão de pessoas sofrem acidentes com queimaduras no mundo inteiro. A maioria deles ocorre dentro de casa e 40% dos casos envolvem crianças. Queimaduras térmicas e envolvendo eletricidade são as mais frequentes. A cozinha é o local com maior incidência de acidentes deste tipo.

Concurso de desenho para crianças

Neste ano, o CTQ/HU promove novamente o concurso de desenho para crianças. O objetivo do concurso é despertar nas crianças a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e prevenção a queimaduras. Por isso, os desenhos precisam seguir o tema “Prevenção de Queimaduras”. Podem participar crianças até 10 anos. O regulamento completo e link para inscrição estão disponíveis no Instagram @huueloficial e formulário Google, na forma digitalizada ou foto nítida até 23 de junho. Depois serão disponibilizados em um álbum na página do Facebook do Hospital Universitário da UEL, sem identificação de autoria, sendo eleito o vencedor do concurso o desenho mais curtido na página do HU-UEL, até às 16h, do dia 1º de julho. A partir daí, o autor do desenho terá o nome divulgado.

O prêmio é simbólico, sendo uma caixa de lápis de cor com 24 cores. Além
disso, o desenho será capa do facebook do Centro de Tratamentos de Queimados
(@ctqhuuel) durante o mês de julho.

Atividades da campanha

Neste ano, o CTQ conta mais uma vez com parceria com curso de especialização em Direção de Arte – Design e Comunicação (Ceca), coordenado pelo professor Rogério Zanetti Gomes. Os alunos irão desenvolver materiais gráficos sobre o tema que serão divulgados nas redes sociais do HU.

Ainda nas redes sociais, vídeos com especialistas do CTQ trarão orientações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros. Além da programação online, o CTQ irá promover, no dia 25 de junho, evento presencial no HU com orientações para visitantes, pacientes e funcionários.

Durante o mês haverá diversas atividades. A programação completa será
divulgada pelas redes sociais.

Leia também