Lançamento do projeto ‘Retratos de Superação’ marca abertura do Outubro Rosa no HU
Lançamento do projeto ‘Retratos de Superação’ marca abertura do Outubro Rosa no HU
As exposições fotográficas estarão abertas ao público até 31 de outubro em diferentes pontos de LondrinaO Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) deu início, na última sexta-feira (26), às ações do Outubro Rosa com o lançamento do projeto “Caminho Rosa: Retratos de Superação”, que emocionou pacientes, familiares, profissionais de saúde e autoridades presentes. A iniciativa retrata, por meio da fotografia documental, a jornada terapêutica de quatro mulheres em tratamento contra o câncer de mama no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU).
Durante a cerimônia de lançamento, realizada no Anfiteatro do HU, as caminhantes — protagonistas do projeto: Cristina, Ana Maria, Brenda e Rosalva — foram homenageadas e receberam o carinho do público.
O projeto acompanha as participantes desde março deste ano, registrando de forma voluntária seu cotidiano, suas dores e incertezas, momentos difíceis do tratamento, mas também descontrações, perseverança e conquistas. A proposta busca humanizar o olhar sobre a doença, dar visibilidade às vivências e contribuir para a conscientização.
A iniciativa é uma idealização da equipe de Mastologia do Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), Beatriz Verenhitach, Camila Kanzaki, Raquel Moura do Carmo e Amanda Mangabeira, em parceria com a fotógrafa Melina Caldani. Conta com o apoio da Universidade e da direção do HU, que disponibilizou a equipe da Assessoria de Comunicação para a operacionalização das ações. A identidade visual foi desenvolvida por Vinícius Matunaga Villa, da Assessoria de Comunicação do HU.
A abertura contou com a apresentação musical de Ana Maria, que surpreendeu o público com seu talento, além da exibição de um vídeo teaser e homenagens a apoiadores. Participaram da solenidade a reitora da UEL, Marta Favaro; a superintendente do HU, Iara Secco; a diretora do CCS, Andrea Name Simão; a deputada estadual Cloara Pinheiro; a representante da 17ª Regional de Saúde, Ogle Bacchi; a mastologista Beatriz Verenhitach, da Comissão Organizadora do projeto; entre outras autoridades acadêmicas, políticas e representantes de parceiros.
Ações de saúde efetivas
“O Caminho Rosa nasceu da vontade de falar das causas femininas, trazer visibilidade e tornar público o universo do feminino em suas incontáveis expressões, diferentes vivências e situações. Também nasceu do desejo de produzir ações de saúde efetivas, que se transformem em frutos palpáveis para a população”, disse a mastologista Beatriz Verenhitach, que deu as boas-vindas e apresentou o projeto.
Ogle Bacchi ressaltou que a campanha Outubro Rosa tem como objetivo naturalizar o debate e a atenção ao câncer de mama, tirando a doença do anonimato. Já a deputada Cloara Pinheiro animou a cerimônia com música em homenagem às participantes e reforçou a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Iara Secco destacou a importância da iniciativa junto à missão do HU e seu compromisso com a vida e a saúde das mulheres. Em seguida, Andrea Name Simão falou do papel simbólico que o Outubro Rosa representa para muitas famílias, apontou as dimensões comunitárias da experiência de adoecimento e reabilitação e reafirmou a relevância da aliança entre Hospital e Universidade na assistência aos pacientes e seus familiares.
A reitora da UEL, Marta Favaro, também agradeceu à equipe, homenageou as caminhantes e destacou a importância da colaboração na promoção da esperança e da mudança, capazes de oferecer novas perspectivas às pessoas.
As exposições fotográficas estarão abertas ao público até 31 de outubro em diferentes pontos de Londrina: Sala Multimeios do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA); Núcleo de Documentação e Pesquisa
Histórica (NDPH); Biblioteca Central; Capela Ecumênica da UEL; Londrina Norte Shopping. No Hospital Universitário e no Ambulatório de Especialidades do HU a exposição será restrita à comunidade interna.
A versão virtual estará disponível na plataforma Behance , sob curadoria do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), da UEL.
O Caminho Rosa também contempla atividades educativas e formativas, como rodas de conversa com pacientes em remissão, capacitações para profissionais de saúde e ações culturais abertas à comunidade. Para acompanhar e conhecer mais o projeto, siga o perfil @caminho.rosa no instagram.
Ao integrar a campanha SER UEL, que celebra os 55 anos da Universidade, o Caminho Rosa reafirma a importância do Outubro Rosa — movimento mundial de conscientização iniciado na década de 1990 e que, no Brasil, passou a
ganhar força a partir de 2002.
Câncer de Mama no Brasil
O câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 73.610 novos casos da doença serão diagnosticados em cada ano do triênio 2023-2025.
Em média, o diagnóstico é de 62 anos. No entanto, segundo dados do Painel Oncologia Brasil, mais de 108 mil mulheres com menos de 50 anos foram diagnosticadas com câncer de mama no Brasil entre 2018 e 2023. O rastreamento precoce pode reduzir em até 30% a mortalidade, o que reforça a importância da conscientização, promoção do autoexame e a realização periódica da mamografia em mulheres em idade de indicação.
