Nova Maternidade do HU completa dois anos de atividades
Nova Maternidade do HU completa dois anos de atividades
A unidade impacta diretamente 22 municípios da região do Médio Paranapanema (Amepar), além de mais de 90 cidades do EstadoA Nova Maternidade do HU-UEL completa, este mês, dois anos oferecendo à população serviço especializado e de excelência na atenção à saúde materno-infantil e fetal, impactando diretamente 22 municípios da região do Médio Paranapanema (Amepar), além de mais de 90 cidades do Estado, beneficiadas indiretamente pelo atendimento referencial.
Neste segundo ano de atividades, a Nova Maternidade registrou 11.230 atendimentos no pronto-socorro obstétrico, 2.151 nascimentos, 2.117 procedimentos cirúrgicos. Os atendimentos aumentaram em 27% no PSO e as cirurgias aumentaram em 15% se comparado aos números do primeiro ano do serviço.
A unidade, considerada referência no atendimento a gestantes de alto risco, conta com 88 leitos e equipe multiprofissional que atua sob protocolo de atendimento. São três andares onde ficam distribuídos setores como o Pronto-Socorro Obstétrico, alojamento conjunto, Centro Obstétrico com duas salas cirúrgicas, Unidade de Cuidado Intensivo (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Nova Maternidade do HU é uma unidade de referência para casos considerados de gestação e nascimento de alto risco e faz parte da iniciativa Hospital Amigo da Criança e do Método Canguru. O serviço oferece atendimento humanizado, com foco em acolher a mulher e a família, priorizando o protagonismo da mulher no parto e evitando intervenções desnecessárias. A humanização se manifesta por meio da presença ativa do acompanhante, assistência qualificada de enfermeiros obstetras, respeito à autonomia da paciente, promoção do aleitamento materno e contato pele a pele.

