Visita do HCOR apresenta diagnóstico inicial e oportunidades de melhoria no atendimento do HU-UEL

Visita do HCOR apresenta diagnóstico inicial e oportunidades de melhoria no atendimento do HU-UEL

O HU foi o primeiro hospital a receber o diagnóstico presencial nesta fase do projeto

Assessoria de Comunicação HU

Agência UEL


O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) recebeu, nos dias 1º e 2, a equipe do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, composta por uma médica e um engenheiro de produção,  para uma visita presencial voltada ao projeto Lean nas Emergências. O encontro teve como objetivo apresentar o diagnóstico inicial, construído a partir dos dados coletados localmente nos últimos dois meses, e antecipar uma visão preliminar sobre o desempenho atual e os principais pontos de oportunidade para melhoria.

O HU participa do 10º Ciclo do Lean nas Emergências, sob tutoria da equipe HCor, iniciado em outubro deste ano. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), tem como propósito fortalecer a gestão e a eficiência dos serviços de urgência e emergência no país e será desenvolvido ao longo de 16 meses.

A análise dos dados evidenciou que, muito além da porta de entrada, existem pontos de atenção ao longo de toda a jornada do paciente, desde o acolhimento até a alta hospitalar, passando pela permanência em unidades de internação e suporte diagnóstico. As discussões do primeiro dia foram conduzidas em formato colaborativo, permitindo que as equipes refletissem criticamente sobre indicadores, fluxos de atendimento e situações que influenciam tempo de espera, rotatividade e eficiência.

O HU foi o primeiro hospital a receber o diagnóstico presencial nesta fase do projeto (Foto: AC/HU)

No segundo dia, a programação contemplou o compartilhamento de conceitos fundamentais do Lean Healthcare, tais como fluxo de valor e mapeamento de processos. O objetivo foi oferecer ferramentas conceituais que auxiliem no entendimento dos processos e na identificação de oportunidades de melhoria de maneira estruturada. A equipe multiprofissional envolvida participou das atividades e contribuiu com diferentes perspectivas, reforçando a importância da visão integrada.

Durante a visita, a equipe do HCor registrou que o HU foi o primeiro hospital a receber o diagnóstico presencial nesta fase do projeto. A antecipação foi possibilitada pela agilidade na organização das informações e pelo comprometimento institucional, com destaque ao Setor de Estatística Hospitalar, responsável pelo tratamento e entrega da maioria dos dados que subsidiaram as análises.

O encontro reforçou a relevância de monitorar continuamente processos e resultados, sustentando a evolução assistencial por meio de evidências e alinhamento entre pessoas, fluxos e metas. As próximas etapas contemplam o aprofundamento das análises, priorização e implementação das oportunidades de melhoria, alinhadas ao propósito de garantir segurança, qualidade e eficiência no cuidado ao paciente.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.