Chamada apoia pesquisas para enfrentar a COVID-19

Chamada apoia pesquisas para enfrentar a COVID-19

Os ministérios de Ciência e Tecnologia dos países componentes dos Bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) lançaram uma chamada para apoiar projetos de pesquisa de cooperação internacional para enfrentamento da COVID-19. A chamada brasileira, integrante da convocatória global, foi publicada na última quinta-feira (9) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento […]

(Divulgação/BRICS)

Os ministérios de Ciência e Tecnologia dos países componentes dos Bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) lançaram uma chamada para apoiar projetos de pesquisa de cooperação internacional para enfrentamento da COVID-19. A chamada brasileira, integrante da convocatória global, foi publicada na última quinta-feira (9) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As propostas devem envolver pelo menos três dos cinco países do bloco. Serão apoiados projetos com até dois anos de duração em cinco linhas de pesquisa, como novas tecnologias de diagnóstico, vacinas, medicamentos e sequenciamento genético do vírus. A chamada conta com recursos de R$ 5 milhões do MCTI e R$ 1 milhão do Ministério da Saúde. A data limite para submissão de propostas é 28 de agosto.

Essa é a quarta chamada conjunta lançada pelos cinco países, mas a primeira sobre um tema específico. Desde 2015, os BRICS financiam conjuntamente pesquisas por meio de suas agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Como forma de aumentar parcerias entre suas comunidades de pesquisa no tema da COVID-19, os Ministérios de C,T&I também têm organizado uma série de seminários virtuais, com participação de especialistas dos cinco países. Dos seis eventos previstos, cinco já foram realizados, e tiveram como temas as linhas de pesquisa da própria Chamada Conjunta.

Para ser apoiada, a pesquisa deve se encaixar nas seguintes linhas:

1. Pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para diagnósticos da COVID-19.

2. Pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos para Covid-19, incluindo o reposicionamento de medicamentos disponíveis.

3. Sequenciamento genético da SARS-CoV-2 e estudos sobre epidemiologia e modelagem matemática da pandemia de COVID-19.

4. Inteligência Artificial, TICs e Computação de Alto Desempenho orientados à pesquisa para novos medicamentos, desenvolvimento de vacinas, tratamentos, testes clínicos e sistemas e infraestruturas de saúde relacionados à COVID-19

5. Estudos epidemiológicos e testes clínicos para avaliar a sobreposição SARS-CoV-2 e outras comorbidades, em especial Tuberculose.

A convocatória global encontra-se disponível na página: brics-sti.org e a chamada nacional está no ar no site do CNPq.

(Com informações do CNPq).

Leia também