UEL: 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba

UEL: 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba

Programação tem painéis virtuais com apresentação de casos, discussão sobre fundos e financiamento, além de reflexões e atividades de planejamento.

Será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, a quarta edição do Encontro Mundial da Rede Ibero-americana de Agroincubadoras. A UEL participa da organização do evento, ao lado do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária; Universidade de São Paulo; Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI); Universidade Virtual do Paraná e  Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Durante o evento, serão realizados seis painéis  virtuais com apresentação de casos, discussão sobre fundos e financiamento, candidaturas  para entrada na rede, reflexões e atividades de planejamento. A Rede Agroinncuba, em sua página na internet, destaca que há previsão de iniciativas de órgãos de países Ibero-americanos para desenvolver estratégias para impulsionar o setor agroindustrial.

Além disso, a rede tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre as empresas incubadas, buscar novos mercados de atuação e apoio dos projetos já desenvolvidos, gerar um manual de boas práticas de gestão tecnológica e empreendedoras para a rede, mapear os diferentes ecossistemas das incubadoras em seus diferentes países e demais parques tecnológicos de interesse. Mais informações sobre 4º Encontro e a Rede Agroinncuba – AQUI.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI-PR, Paulo Renato Parreira, a  participação do Governo do Estado como apoiadora investe na aproximação junto à Rede Agroinncuba, além de apresentar a candidatura tanto da  Seti-PR quanto das universidades estaduais nesse grupo. “Mais do que nunca, a  aproximação do sistema estadual com uma importante rede de agroincubadoras mostra  que estamos no caminho correto rumo à inovação”, destaca Paulo Renato Parreira. 

Inovação – De caráter científico, será realizado entre os dias 7 e 9 de dezembro, o “Fórum Internacional de Empreendedorismo e Inovação no Agro”. O evento deve reunir pesquisadores e gestores de universidades, centros de pesquisas, incubadoras e Parques Tecnológicos de diversos países da América-Latina, além de Espanha e de Portugal. 

Segundo  o presidente da comissão organizadora, professor Celso da Costa Carrer  (FZEA/USP), o FINOVAGRO 2020 tem caráter científico e negocial reunindo pesquisadores e gestores públicos e de universidades, centros de pesquisas, incubadoras  e parques tecnológicos de diversos países da Ibero América, além de empreendedores e  profissionais que compõem diferentes ecossistemas de inovação no ambiente agro.

Os interessados em apresentar trabalhos podem submeter até o dia 4. Mais informações sobre a programação e inscrição, AQUI.

O professor Celso da Costa Carrer afirma que o objetivo é debater soluções para as AGTechs e para os ecossistemas envolvidos. “Por  isso, vamos reunir atores que compõem as diferentes missões da tríplice hélice do desenvolvimento, ou seja, as empresas, as universidades e institutos de pesquisa e o  governo, definindo temas que são emergentes”. 

(Com informações da SETI).

Leia também

Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Projeto está desenvolvendo aparelho para detecção de problemas cardíacos

O infarto do miocárdio é a primeira causa isolada de mortes no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre em decorrência de doenças cardiovasculares a cada 90 segundos, totalizando mais de mil vítimas diariamente. Parte desses casos poderiam ser evitados com a realização de um eletrocardiograma (ECG), exame utilizado para […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Abertas inscrições para bolsas de Iniciação Extensionista FAEPE e PIBEX-Fundação Araucária

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) informa aos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão que estão abertas até as 23h59 do dia 20 de abril as inscrições para Bolsas de Iniciação Extensionista – FAEPE/UEL e PIBEX/Fundação Araucária, vigência 2023/2024. A inscrição deve ser feita pelos Coordenadores de Projetos e Programas de Extensão pelo […]