UEL: 4º Encontro Mundial da Rede Agroinncuba

Programação tem painéis virtuais com apresentação de casos, discussão sobre fundos e financiamento, além de reflexões e atividades de planejamento.

Será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, a quarta edição do Encontro Mundial da Rede Ibero-americana de Agroincubadoras. A UEL participa da organização do evento, ao lado do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária; Universidade de São Paulo; Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI); Universidade Virtual do Paraná e  Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Durante o evento, serão realizados seis painéis  virtuais com apresentação de casos, discussão sobre fundos e financiamento, candidaturas  para entrada na rede, reflexões e atividades de planejamento. A Rede Agroinncuba, em sua página na internet, destaca que há previsão de iniciativas de órgãos de países Ibero-americanos para desenvolver estratégias para impulsionar o setor agroindustrial.

Além disso, a rede tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre as empresas incubadas, buscar novos mercados de atuação e apoio dos projetos já desenvolvidos, gerar um manual de boas práticas de gestão tecnológica e empreendedoras para a rede, mapear os diferentes ecossistemas das incubadoras em seus diferentes países e demais parques tecnológicos de interesse. Mais informações sobre 4º Encontro e a Rede Agroinncuba – AQUI.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da SETI-PR, Paulo Renato Parreira, a  participação do Governo do Estado como apoiadora investe na aproximação junto à Rede Agroinncuba, além de apresentar a candidatura tanto da  Seti-PR quanto das universidades estaduais nesse grupo. “Mais do que nunca, a  aproximação do sistema estadual com uma importante rede de agroincubadoras mostra  que estamos no caminho correto rumo à inovação”, destaca Paulo Renato Parreira.

Inovação – De caráter científico, será realizado entre os dias 7 e 9 de dezembro, o “Fórum Internacional de Empreendedorismo e Inovação no Agro”. O evento deve reunir pesquisadores e gestores de universidades, centros de pesquisas, incubadoras e Parques Tecnológicos de diversos países da América-Latina, além de Espanha e de Portugal.

Segundo  o presidente da comissão organizadora, professor Celso da Costa Carrer  (FZEA/USP), o FINOVAGRO 2020 tem caráter científico e negocial reunindo pesquisadores e gestores públicos e de universidades, centros de pesquisas, incubadoras  e parques tecnológicos de diversos países da Ibero América, além de empreendedores e  profissionais que compõem diferentes ecossistemas de inovação no ambiente agro.

Os interessados em apresentar trabalhos podem submeter até o dia 4. Mais informações sobre a programação e inscrição, AQUI.

O professor Celso da Costa Carrer afirma que o objetivo é debater soluções para as AGTechs e para os ecossistemas envolvidos. “Por  isso, vamos reunir atores que compõem as diferentes missões da tríplice hélice do desenvolvimento, ou seja, as empresas, as universidades e institutos de pesquisa e o  governo, definindo temas que são emergentes”.

(Com informações da SETI).