Prêmio de C&T contempla Engenharias e Ciências Biológicas

Objetivo é valorizar pesquisas que são desenvolvidas no Estado e impactam no desenvolvimento de diversos campos.

A partir do dia 2 de março até 30 de junho de 2021, os candidatos poderão se inscrever no 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. A iniciativa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) tem como objetivo valorizar pesquisas que são desenvolvidas no Estado e impactam no desenvolvimento de diversos campos.

Todos os anos, o prêmio contempla duas grandes áreas do conhecimento em sistema de rodizio. Nesta edição as áreas são Engenharias e Ciências Biológicas. Estudantes, professores e profissionais podem se inscrever em uma das cinco categorias: pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas escolhidas para o prêmio. Os avaliadores são vinculados às instituições de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná. Os vencedores receberão um prêmio que varia entre R$ 11.568,29 até R$ 34.704,88, de acordo com a categoria.

O Coordenador de Ciência e Tecnologia, Paulo Renato Parreira, enfatizou a importância da premiação para valorizar iniciativas e estimular ações voltadas à pesquisa.  “O prêmio de Ciência e Tecnologia vem para coroar o trabalho de pesquisadores e inventores de todo sistema de ciência e tecnologia do Paraná. São ações como esta que colocam o Estado, cada vez mais, como protagonista no desenvolvimento científico, humano e ambiental tendo a pesquisa como base”.

Áreas – As grandes áreas contempladas pelo edital desdobram-se da seguinte forma: Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica. E Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

Para saber mais informações sobre o prêmio, acesse o edital completo – AQUI.